(27) 988820559 gvnewstv@gmail.com

Viradão Vitória agita final de semana no Centro Histórico

set 27, 2019

Atrações e atividades para todas as idades na quarta edição do Viradão Vitória.

Shows locais e nacionais, teatro, contação de histórias, performances artísticas, entre outras ações.

Além das atrações nacionais Duda Beat, Baiana System, Trio Virgulino, Dead Fish e Liniker e os Caramelows, o evento traz novidades, como os novos festivais de forró e de hardcore, além do já tradicional Festival de Bandas Novas. Todos os 38 artistas locais que se apresentarão no Viradão foram selecionados por edital. A Praça Ubaldo Ramalhete vai receber um lounge para que o público possa curtir os shows de jazz, chorinho e roda de samba.

Crianças

No Parque Moscoso, haverá uma programação voltada ao público infantil, com apresentação de teatro, contação de histórias, capoeira, danças contemporâneas, urbanas, entre outros.

Gastronomia

A gastronomia tem um espaço reservado nesta edição. O Festival de Food Trucks vai trazer 12 carros com diferentes preços e opções, dentre elas, sanduíches, batata, pizzas, crepes, churros, entre outros.

Diversidade

O secretário municipal de Cultura, Francisco Grijó, destaca que a equipe de produção do Viradão Vitória deste ano trabalhou pela diversidade, trazendo atividades para todas as idades e gostos. “Se há uma palavra que possa resumir a Virada Cultural, essa palavra é diversidade, seja ela relativa às atrações culturais, seja ela relativa às linguagens que o evento contempla. A Semc cumpre seu papel de fomentar cultura e arte em todos os níveis e para todas as pessoas, indistintamente”, conta o secretário.

Programação

As atividades do Viradão Vitória vão ocorrer por todo o Centro de Vitória, começando às 18 horas no sábado (28) até às 20 horas do domingo (29).

Vão ocorrer atividades na Casa Porto, na Fafi, na Rua Quintino Bocaiuva e na Sete de Setembro, nas praças Ubaldo Ramalhete, Costa Pereira e Oito, na Escadaria São Diogo, no Museu Capixaba do Negro (Mucane), no Centro Cultural Sesc Glória, na Biblioteca Municipal e no Parque Moscoso.

Veja aqui a programação completa.

Vias serão interditadas no Centro Histórico

Para garantir a segurança do público e organizar o trânsito no Centro de Vitória diversas ruas serão interditadas. Veja o Mapa.

Das 21 horas do dia 27 às 6h do dia 30, estarão totalmente interditadas:

Av. Jerônimo Monteiro;

R. Henrique Novaes;

R. Sete de Setembro, entre a R. Basílio Daemon e a Praça Ubaldo Ramalhete (trânsito terá o sentido de circulação invertido na R. Basílio Daemon);

R. Coutinho Mascarenhas (em frente à Praça Ubaldo Ramalhete);

R. Barão de Itapemirim e a Praça Costa Pereira (entre as Ruas Dionísio Rosendo e Graciano Neves).

O fluxo de veículos no sentido rodoviária passará a ter os seguintes itinerários:

Avenidas Vitória, Princesa Isabel, Governador Bley e Getúlio Vargas (o trânsito fluirá em mão-dupla no trecho entre a rua Gonçalves Ledo até em frente à escadaria do Palácio Anchieta);

Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, Rua Alda Mª Lyra Vicentini, Rua Governador José Sette ou ainda pela Rua Josué Prado, convergindo à esquerda na Avenida Princesa Isabel (seguindo o mesmo itinerário acima).

Cidade Alta

O acesso à Cidade Alta se dará por meio da Rua General Osório e da rua Caramuru. O acesso ao Parque Moscoso e aos bairros adjacentes será por meio da Rua General Osório e da Rua Thiers Veloso.

O acesso para a Praça Costa Pereira pela Rua Treze de Maio estará fechado durante esse período.

Trânsito livre

O morador do Centro que reside no perímetro em que vão acontecer as interdições de trânsito terá direito trânsito livre para circular na região. O cadastro será feito na Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música (Fafi), desta segunda (23) a sexta-feira (27), das 11 às 18 horas.

Os interessados devem levar um documento com foto, documento do veículo e comprovante de residência.

Táxis

Haverá dois pontos de táxis na região: um fica na altura da EDP Escelsa e do Schowambach Supermercados, na praça Costa Pereira; já o ponto provisório ficará na altura do Sesc Glória, entre as avenidas Jerônimo Monteiro e Princesa Isabel.

Transporte alternativo

Não haverá ponto ou local específico para paradas de transporte alternativo ou compartilhado.

Transporte coletivo

A Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) informa que as linhas noturnas funcionarão normalmente, mas os ônibus utilizados serão os convencionais e maiores, sem a utilização de micro-ônibus.

Serão instalados pontos provisórios na Avenida Princesa Isabel.