Home Espírito Santo Vitória aumenta faixa de areia na praia de Camburi e Curva da Jurema
Vitória aumenta faixa de areia na praia de Camburi e Curva da Jurema

Vitória aumenta faixa de areia na praia de Camburi e Curva da Jurema

0
0

As obras de engordamento da praia de Camburi começaram na noite desta sexta (15). O trabalho será feito no trecho entre a Ilha do Socó e o píer de Iemanjá, numa extensão de 1.180 metros restaurados. A largura da praia, após a conclusão do trabalho, será de 59,1 metros.

O processo será o mesmo feito na Curva da Jurema, com a draga autotransportadora retirando o material submerso em duas jazidas licenciadas localizadas entre a Ilha do Boi e o Morro do Moreno.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Ademir Barbosa Filho, conta que o trabalho continuará sendo feito de segunda a domingo, 24 horas por dia, até a conclusão do projeto.

Na Curva da Jurema, o trabalho já começará a ser feito em terra. Nela, a recuperação será feita em uma faixa de 431 metros de comprimento e a praia terá uma largura de 33 metros.

Dragagem

Nos dois locais, serão utilizados, aproximadamente, 290.000,00 m³ de sedimentos compatíveis (areia) com a praia nativa. Esse sedimento dragado é bombeado por meio de uma tubulação de recalque flutuante de até 2 mil metros, que se estenderá pela praia mediante o avanço do projeto.

A areia na praia será movimentada por equipamentos de terraplenagem, como tratores esteiras e escavadeiras hidráulicas.

“O engordamento das praias é feito por meio da dragagem e em conformação de um aterro hidráulico. Com essa obra, daremos maior espaço para os usuários e maior proteção aos quiosques e restauramos o ambiente praial. A recomposição da praia permitirá o plantio de restinga em toda a extensão da orla, para mitigar o processo erosivo no local e melhorar a qualidade ambiental da cidade”, explicou Ademir.

Proteção ambiental e Covid-19

Todos os cuidados de proteção ao meio ambiente estão sendo tomados. A empresa também fez um plano de contingência para a proteção dos trabalhadores durante a pandemia do coronavírus, como a orientação para correta utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), higienização e limpeza de banheiros, locais de trabalho, veículos e outros equipamentos.

A empresa se comprometeu a manter campanhas de prevenção com treinamento sobre os cuidados para evitar a Covid-19 e também ampliou a distribuição de sabonete líquido e álcool gel, assim como flexibilizou os horários de entrada e saída dos funcionários, de forma que não haja aglomerações.

A contratada também afastará funcionários que apresentem sintomas da gripe, vírus ou qualquer outra doença que ameace a sua própria saúde e a dos demais funcionários.

“Todas as ações do plano de contingência foram analisadas pelos técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e têm o acompanhamento”, ponderou o secretário Ademir Barbosa.

WhatsApp chat