Vitória: caminhada, samba, maculelê e capoeira para celebrar Dia da Consciência Negra

nov 20, 2019

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Itararé vai realizar a Caminhada de Enfrentamento ao Extermínio da Juventude Negra nesta quarta (20). A ação será realizada pela manhã e à tarde, nas ruas do bairro, e contará com a participação de famílias usuárias dos serviços do Cras e dos adolescentes do Projovem local. A ideia é despertar o território para a importância da temática, voltada para a igualdade de direitos, respeito, dignidade e exercício pleno da cidadania.

A prefeitura da capital também programou celebrações pelo Dia Nacional da Consciência Negra nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). O histórico de lutas do povo negro será abordado com muita música, roda de samba, maculelê, capoeira e feijoada no Centro de Convivência da Terceira Idade (CCTI) de Jardim da Penha e no Centro de Referência para Pessoa com Deficiência (CRPD).

Na quinta (21), a tarde será animada no CCTI de Jardim da Penha com uma roda de samba, a partir das 14 horas. Os diversos tipos de samba serão apresentados por um grupo de percussão formado pelos idosos que frequentam o espaço e pela cantora Monique Rocha, que é professora de artes cênicas no local. Além de cantar, Monique vai conversar com o público sobre a origem do ritmo e a importância de celebrar o Dia da Consciência Negra.

No CRPD, a programação será realizada na sexta (22), a partir das 9 horas. Crianças e adolescentes do Cajun Solon Borges vão fazer apresentações de capoeira e maculelê e envolver os usuários do espaço nos dois ritmos brasileiros.

Já a artista Masé Pimentel, aluna do curso de Libras, vai fazer uma apresentação individual, promover uma aula de dança afro e conduzir o diálogo com o público sobre a data comemorativa e símbolos do povo negro, como turbante e a capulana – a vestimenta tradicional africana. E o programa encerra com uma farta mesa de feijoada.