Vitória coloca Saldanha da Gama à venda

maio 6, 2017

A Prefeitura de Vitória abriu licitação para a venda do prédio do Clube Saldanha da Gama. Os envelopes com as propostas serão abertos no dia 19 de junho na sala da Comissão Permanente de Licitação, em Bento Ferreira. O prédio só poderá ser usado para fins culturais, com 70% do espaço destinado a um museu.

O imóvel teve uma avaliação inicial de R$ 5 milhões, mas poderá ter um deságio de até R$ 1,5 milhão. Um dos interessados é Federação do Comércio do Espírito Santo (Fecomércio-ES), que pretende adquirir o imóvel por meio do Serviço Social do Comércio (Sesc), que faz parte da entidade.

“A venda desse espaço de referência histórica para a cidade e a utilização desse recurso na restauração de outro prédio histórico, o Mercado da Capixaba, farão de 2017 um ano de duas grandes conquistas para o turismo e a cultura de Vitória”, afirmou a secretária de Desenvolvimento da Cidade, Lenise Loureiro.

O Forte

O Forte São João é do período colonial. Foi construído para a defesa da cidade. O Clube de Regatas Saldanha da Gama comprou o Forte São João, em 1931. A partir da década de 20, o espaço se tornou point da elite capixaba com festas, concursos e eventos muito badalados. Em 1984 foi tombado pelo município. A muralha é tombada pelo estado.