Home Notícias do Dia Vitória: faixa exclusiva para ônibus em Camburi começa a funcionar
Vitória: faixa exclusiva para ônibus em Camburi começa a funcionar

Vitória: faixa exclusiva para ônibus em Camburi começa a funcionar

0
0

A faixa exclusiva para ônibus na Avenida Dante Michelini, em Camburi, já está em operação. A faixa funciona entre o píer de Iemanjá e o cruzamento da Dante Michelini com a Avenida Norte-Sul (sentido Jardim Camburi). A extensão é de 3,8 quilômetros. A faixa exclusiva é a da direita, em função dos pontos de ônibus estarem nesse lado da pista.

Os veículos particulares não podem circular dentro da faixa limitada por uma linha verde. Quem insistir será multado. Neste início de operação os motoristas serão apenas orientados.

Técnicos da Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) de Vitória farão um trabalho informativo e vão tirar dúvidas dos motoristas sobre o uso adequado do local. De acordo com a prefeitura, durante a semana, os motoristas serão abordados nos semáforos e receberão material informativo. A ação de conscientização ocorrerá por, pelo menos, 30 dias.

Funcionamento

A pista funcionará como uma faixa exclusiva para ônibus do transporte público, ônibus escolares, particulares e de excursão e turismo, além de micro-ônibus, táxis e vans. Ela será adotada de segunda a sexta-feira, das 6 às 20 horas, e aos sábados, das 6 às 14 horas.

Segundo o secretário da Setran, Tyago Hoffmann, a Linha Verde dará agilidade aos corredores de ônibus, evitará paradas sem necessidade e também aumentará a segurança para o embarque e desembarque de passageiros dos coletivos. “A intenção não é punir, mas implementar um projeto que servirá à coletividade e que, gradativamente, todos se sensibilizem. Nas primeiras semanas, vamos trabalhar a orientação, tirar dúvidas, esclarecer, enfim, mostrar que o ganho coletivo é sempre maior que o individual’, frisou o secretário.

Câmeras

A fiscalização da Linha Verde será feita por 16 câmeras de monitoramento. As câmeras também servirão ao “cerco eletrônico”, auxiliando o trabalho da Guarda Municipal. Os veículos de passeio somente poderão acessar a faixa exclusiva ao entrarem nos bolsões de estacionamento da praia.

“Nossa prioridade é o transporte público, uma vez que ele transporta cerca de 60% das pessoas nos horários com maior fluxo. Além disso, é muito mais sustentável que o transporte individual. Por isso, o nome do projeto é Linha Verde, para lembrar que, ao investirmos no transporte público, estamos investindo também no meio ambiente e no desenvolvimento sustentável da cidade”, disse o secretário de transportes.