Vitória faz 467 anos com atividades em toda a cidade

set 7, 2018

As comemorações dos 467 anos de Vitória prometem deixar mais divertido o feriadão dos moradores e turistas. Na programação, atrações para toda a família, com lazer, cultura, gastronomia e esporte.

Um momento de confraternização acontece no Parque Moscoso no sábado (8), dia em que Vitória completa seus 467 anos. A manhã será com atrações para toda a família, a partir das 8 horas, com atividades de literatura, música, circo, teatro, capoeira e dança.

Às 10 horas, será o ponto alto da comemoração, com o “Parabéns pra Você” executado pela Banda Marcial da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Heloísa Abreu Judice de Mattos e distribuição de bolo.

Na Casa do Cidadão, em Itararé, acontece a Tarde de Convivência e Cidadania, promovida pelas secretarias municipais de Assistência Social (Semas) e de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid).

No estacionamento do local, acontecerão apresentações de diferentes ritmos e estilos musicais, grafite, poesia, fotografia e artesanato, a partir das 15 horas, reunindo produções de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos de diferentes projetos da Prefeitura de Vitória.

Passeio ciclístico

Para quem quiser se exercitar e ainda curtir as belezas da cidade, a pedida é o 4º Passeio Ciclístico da Família – Dia da Independência, que acontece nesta sexta-feira (7), a partir das 8h30, com saída da Prefeitura de Vitória, em Bento Ferreira. O pedalaço seguirá até o módulo do Serviço de Orientação ao Exercício (SOE) da praia de Camburi.

No trajeto, estão alguns pontos turísticos, como Praça do Papa, Curva da Jurema e praças dos Namorados e Desejos, além da orla de Camburi. Para dar colorido ao evento, serão distribuídos balões nas cores verde e amarelo. A dica é que os ciclistas vistam essas mesmas cores.

Esportes

A programação esportiva também tem vez com a edição especial da Taça Cidade de Vitória, que levará esportes náuticos para a praia de Camburi entre sexta-feira (7) e domingo (9). O torneio contará com competições que englobam diversas modalidades aquáticas, como regatas da classe de monotipos, de windsurfe e de vela, além de kitesurf, canoa havaiana e stand up paddle, reunindo mais de 300 esportistas do estado e de várias partes do País.

O Basquete 3×3 da Independência também vai agitar a praia de Camburi nesta sexta-feira (7). Nomes de destaque da modalidade (que é disputada por duas equipes de três pessoas) estarão no módulo do Serviço de Orientação ao Exercício (SOE) da praia de Camburi, em Jardim da Penha, a partir das 9 horas.

Viradão Vitória

Um dos grandes destaques da programação dos 467 anos de Vitória é o Viradão Vitória, que começa às 16 horas desta sexta-feira (7) e só termina às 22 horas do sábado (8), com 30 horas de programação agitando o Centro Histórico.

Na programação, 88 atrações, que passeiam por diversos estilos musicais: do rap ao samba, do rock à MPB, do congo à música instrumental, além do teatro, da dança, da literatura e da participação dos coletivos e produtores culturais do Centro, criando um olhar plural sobre a produção cultural local.

O Viradão Vitória abre espaço para atrações convidadas que ampliam o intercâmbio entre a capital e o que acontece culturalmente em outras partes do Brasil. Neste ano, as atrações convidadas são o cantor capixaba Silva, a cantora nortista Dona Onete e a carioca Nina Becker.

Cinema

A sétima arte também está representada nas comemorações dos 467 anos de Vitória. Começou na última segunda-feira e segue até sábado (8) a 25ª edição do Festival de Cinema de Vitória, a mais importante mostra de cinema do Espírito Santo. Realizado no Theatro Carlos Gomes, o festival conta com curtas e longas-metragens que apresentam um olhar sobre o Brasil contemporâneo por meio do cinema. A programação é toda gratuita.

Festival gastronômico

A ilha de Vitória é conhecida por suas belezas, mas também pelas suas delícias gastronômicas. E se é para comer o melhor das comidas típicas da cidade, o destino no feriadão é o Festival de Frutos do Mar e Torta Capixaba, que acontecerá entre esta sexta (7) e domingo (9), na Ilha das Caieiras.

A proposta do festival, que acontecerá sempre a partir das 10 horas, é reunir o melhor da culinária regional no bairro. Diversos pratos de peixe e mariscos estarão disponíveis em barraquinhas e nos restaurantes. O evento também contará com atrações musicais.

Cerveja e food trucks

A praça do Papa, na Enseada do Suá, receberá mais uma edição do Degusta Beer, que reunirá cerveja artesanal, gastronomia e música entre esta quinta-feira (6) e o domingo (9). Estarão presentes 12 cervejarias e mais 100 rótulos de cervejas, além de 10 opções gastronômicas e shows de sete bandas durante os quatro dias de evento.