Home Notícias do Dia Vitória ganha monumento pelos 466 anos
Vitória ganha monumento pelos 466 anos
0

Vitória ganha monumento pelos 466 anos

0

Uma escultura anamórfica “Vitória 360 Graus”, que forma o nome Vitória e passa a integrar o patrimônio arquitetônico e paisagístico da cidade, além de se tornar um atrativo turístico, foi o presente que a cidade ganhou pelos seus 466 anos.

O monumento, que foi montado próximo à Curva da Jurema e possui 4 metros de profundidade, cerca de 2,5 metros de altura e 12 metros de comprimento, foi criado e doado ao município pelo designer Zota Coelho. Empresas locais também formaram uma parceria para a doação da escultura à cidade.

“Estamos entregando um monumento único. O nome da cidade de Vitória está agora numa obra dessas, do genial artista capixaba Zota Coelho. Não custou nada para a cidade. Foi um presente dos que amam Vitória como nós amamos. E, de cada lugar desse monumento, você tem um ângulo da Capital. A cada período, esse monumento vai receber intervenções artísticas diferentes”, assinalou o prefeito Luciano Resende.

O secretário municipal de Turismo, Trabalho e Renda, Leonardo Krohling, enfatizou que o monumento é mais uma ação desenvolvida com o apoio da iniciativa privada em parceria com a Prefeitura de Vitória. “É um monumento importante para a cidade. Vitória precisava ter algo parecido, que reflete o que é a cidade, moderna, inovadora, que faz tudo muito bem feito”, afirmou.

O monumento, inicialmente, foi inaugurado na cor branca, mas a proposta da Prefeitura de Vitória é que ele sempre esteja em transformação por períodos, com a mudança da coloração por meio de intervenções artísticas, seja ela realizada por fotógrafos, grafiteiros, artistas plásticos e alunos da rede pública municipal de ensino.

O secretário afirmou que a obra de arte vai contribuir para a divulgação turística da Capital. “O morador vai tirar foto e divulgar nossa cidade nas redes sociais mostrando a beleza de Vitória. E o turista vai levar uma grande recordação do município. E o monumento vai mudar de cor de tempo em tempo, o que vai permitir que novas fotos sejam feitas e divulgadas”, enfatizou.

Ideia

O designer Zota Coelho explicou que a escultura foi pensada em algo diferente para que pudesse ser vista, frequentada e fotografada pela sua originalidade. E que a proposta nasceu a partir de uma conversa com um grupo de amigos empreendedores que sentiam que Vitória poderia ter um letreiro para identificar a cidade.

“Fiquei lisonjeado pelo convite e confiança, principalmente, porque é algo que não temos parâmetro e partimos do zero para fazer uma proposta diferente, que Vitória precisava. Precisávamos inovar. É uma cidade que tem que ser vista de todos os ângulos. Me lancei nessa aventura de uma escultura anamórfica, uma técnica usada desde 1500. Foi uma aventura de três meses, com a confiança do prefeito e dos secretários”, comemorou.

Arte anamórfica

O monumento “Vitória 360 Graus” é uma arte anamórfica, na qual o observador só consegue ver a verdadeira forma de um ângulo específico. Esse tipo de arte é muito utilizada hoje em dia em diversos setores e locais, podendo ter aplicação em arte urbana, em esculturas, nas artes plásticas e até mesmo na arquitetura, com o objetivo de criar obras incomuns e sempre criativas.