(27) 988820559 gvnewstv@gmail.com

Vitória: Museu da Colonização do Solo Espírito-Santense será instalado no Saldanha da Gama

fev 25, 2018

O Saldanha da Gama se tornará o Museu da Colonização do Solo Espírito-Santense. A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio) venceu a seleção pública para receber o imóvel para uso de museu, com encargo financeiro de R$ 3,5 milhões e o compromisso de restauro da edificação em 10 anos.

O próximo passo será a assinatura do contrato do município para oficializar o repasse da edificação da antiga sede do Clube Regatas Saldanha da Gama, em um terreno de 4.031,28 m². A Fecomércio demonstrou interesse na aquisição do imóvel, após a publicação do edital de chamamento.

Revitalização do Centro

Segundo o prefeito, Luciano Rezende, esta é uma importante ação para a revitalização do Centro, já que os recursos dessa transação serão destinados à restauração do Mercado da Capixaba.

“Recuperamos o relógio da Praça Oito, melhoramos a iluminação no bairro, fizemos polo gastronômico e os eventos de Carnaval de rua foram um sucesso. Hoje tivemos essa notícia maravilhosa que a Fecomércio receberá o Saldanha e entregará um museu. Os recursos dessa operação vão ser usados para restaurar o Mercado da Capixaba”, declarou o prefeito.

Após duas tentativas de venda do imóvel por licitação, a um valor de R$ 5 milhões, o município conseguirá dar uma destinação cultural e turística ao imóvel, que está fechado. “Estou feliz por concluir esse processo do Saldanha. O Mercado da Capixaba promete ser um novo espaço de lazer, a partir do restauro projetado pelos arquitetos da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade (Sedec). Serão dois espaços valiosos para cultura e turismo”, afirmou a titular da Sedec, Lenise Loureiro.