Vitória: Plano Diretor Urbano em debate na próxima semana

set 25, 2015

vitoriaO seminário “Minha Vitória: Humana, Criativa e Sustentável” começa segunda (28) a aprofundar o debate sobre o novo Plano Diretor Urbano da capital do Espírito Santo. As apresentações, que vão dar suporte ao debate vão mostrar o perfil da cidade, a construção do PDU, gestão democrática, a paisagem de Vitória, os mecanismos de preservação, o uso e ocupação do solo, qualidade de vida urbana, sustentabilidade e mobilidade e desenvolvimento econômico. O seminário, que é aberto ao público, acontece no auditório Zemar Moreira Lima, na Prefeitura, em Bento Ferreira.
“Serão discutidas oito diretrizes que passam pelas áreas de interesse da legislação urbana. Depois será feita a minuta do projeto de lei, que também entrará em debate com a comunidade em assembleias e pela internet. A expectativa é de que, em dezembro, o projeto de lei do novo PDU seja enviado à Câmara de Vereadores”, afirmou a secretária de Desenvolvimento da Cidade, Lenise Loureiro.
A revisão do PDU começou em 2014, com a contratação, por licitação, do Instituto Polis e o planejamento das atividades previstas no Estatuto da Cidade. O Portal Minha Vitória foi lançado para subsidiar o recebimento de sugestões e tornar o processo ainda mais transparente.
Em março, o município iniciou o processo de escuta da população com reuniões nas nove regiões da cidade, além de audiências com instituições e entidades de classe. Foram publicados diagnósticos que, aliados às sugestões dos moradores, dão suporte ao debate e a definição da lei.