Vitória planta árvores e tenta recuperar nascentes

maio 31, 2017

O Parque Municipal Vale do Mulembá irá receber o plantio de centenas de mudas de árvores, nesta quarta (31). A ação dá início ao projeto Reflorestamento e Recuperação de Nascentes do Maciço Central de Vitória. Serão utilizadas 16 espécies nativas do maciço central de Vitória para o trabalho de reflorestamento, que contará com o apoio da comunidade local, envolvendo alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Vercenílio da Silva Pascoal, de Joana D´arc.

Segundo os educadores ambientais que irão participar do projeto, esse é um passo fundamental para a conservação e o fortalecimento dos espaços naturais protegidos em Vitória e um exemplo de gestão compartilhada entre os órgãos públicos municipais e a sociedade civil organizada.

O projeto é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos (Semmam), através da Gerência de Pesquisa e Monitoramento de Ecossistemas, da Gerência de Educação Ambiental e da Gerência de Áreas Verdes, em parceria técnica com a Associação Ambiental Voz da Natureza, além de apoio da Fundação SOS Mata Atlântica.

Estrutura

O Parque Natural Municipal Vale do Mulembá, criado em dezembro de 2002, ocupa uma área de 1.421.046 metros quadrados – correspondente a 142 hectares ou 200 campos de futebol.

O parque é uma das 17 unidades de conservação da cidade de Vitória e está inserido em uma área formada pelos bairros Joana D’Arc, Resistência, Conquista, Nova Palestina, Redenção, São José, Tabuazeiro e São Cristóvão.

A vegetação predominante é a Mata Atlântica de Encosta, com pequenos trechos de pastagens. A ausência de marcos físicos e cerca dificultava a ação dos fiscais quando ocorriam ocupações irregulares ou uso da área como pastagem para animais de grande porte.