Vitória pode ter marina pública

jul 31, 2017

A Prefeitura da Capital quer criar uma marina pública na área próxima à estátua de Yemanjá, em Camburi. A expectativa é que a nova marina atraia um novo público, que atualmente não tem acesso a este tipo de equipamento, para as modalidades náuticas de esporte, lazer e turismo.  O edital para a escolha da empresa que irá instalar a marina foi lançado pela Prefeitura de Vitória nesta segunda (31).

Após a escolha da empresa que apresentar o melhor projeto, o passo seguinte será a publicação do edital de concessão. O empreendimento não contará com recursos da Prefeitura.

“A implantação da Marina, que não contará com recursos da Prefeitura, representará um marco para o desenvolvimento do turismo náutico na cidade de Vitória, ampliando as opções de esporte e lazer, além de contribuir para a requalificação urbanística da região”, destacou o secretário municipal de Turismo, Trabalho e Renda, Leonardo Krohling.

Ainda segundo o secretário Leonardo Krohling, a Marina Pública contará com alta qualidade operacional, funcional e arquitetônica e irá complementar as várias melhorias já implementadas ao longo da praia de Camburi, criando, assim, mais um polo de atração para moradores e para o turismo na capital.

“A cidade de Vitória está localizada em ponto estratégico para receber embarcações que realizam viagens de longa distância e intercontinentais. Na costa entre a cidade do Rio de Janeiro e Porto Seguro não existem marinas que ofereçam vagas com segurança e os serviços necessários para esta prática”, complementa o subsecretário de Turismo, Felipe Ramaldes.

Interessados

Os interessados em participar do chamamento público deverão protocolar, no prazo máximo de até 30 dias corridos, o Requerimento de Autorização na Secretaria Municipal de Turismo, Trabalho e Renda (Semttre/Gab), localizada na sede do Palácio Municipal, situada na avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1927, em Bento Ferreira, no horário das 12h às 19h. O edital, contendo todas as condições de participação e detalhamento do objeto, está disponível no link http://sistemas.vitoria.es.gov.br/docOficial/ clicando em “Editais da SEMTTRE”.

Marina

A Marina Pública de Vitória deverá ser implantada junto ao canal do píer de Iemanjá, com aproximadamente 100 vagas molhadas para embarcações de calado de até 3 metros, hangares para 160 embarcações de até 40 pés, área social e turística, áreas técnicas e de serviços.

A proposta tem como objetivo dar prosseguimento à orla marítima, complementando assim seus usos e equipamentos. O empreendimento contará com contrapartida social, a qual promoverá melhoria nas condições ambientais para a biodiversidade, da qualidade da água e a conservação de valores naturais, culturais e estéticos.

Quando estiver em operação, o empreendimento vai gerar empregos diretos e indiretos, com funcionários, marinheiros e prestadores de serviço, proporcionando uma nova cadeia de serviços e produtos. Estudo técnico aponta que a operação da Marina poderá gerar R$ 7,00 em receita para cada R$ 1,00 recebido. Além disso, cada barco acima de 25 pés deverá criar cerca de três postos de trabalho.