Vitória vai ganhar novas minipraças

ago 23, 2017

Jardim Camburi e Praia do Canto terão parklets (minipraças). Dois empresários já pediram autorização à Prefeitura de Vitória para instalação desses equipamentos. Está aberto o prazo para a comunidade de manifestações contrárias ou de interesse de uso de implantação dessas áreas de lazer móveis.

“Parklets são pequenas áreas de convivência construídas sobre vagas de estacionamento em via pública.”

Se em um mês não houver questionamentos, os empresários recebem autorização para iniciar as obras. Em Jardim Camburi, o parklet será temático e ficará em frente ao restaurante Ilha do Caranguejo, na rua Alcino Pereira Neto, número 570. Com tamanho de 9,2m x 2,20m, o espaço contará com um barco, bancos e jardim.

Já na Praia do Canto, o parklet será implantado em frente ao restaurante Oliva, na rua Eugênio Netto, número 369. Ele terá estacionamento para quatro bicicletas, bancos, mesas, floreira e lixeiras. O espaço de 8,31m x 2,20m é acessível e feito em madeira.

As minipraças são instaladas em vagas de carro em frente a restaurantes e bares, serão de uso público e podem ser utilizadas por até três anos, cujo prazo pode ser renovado.

Regras

O equipamento é permitido em vagas ou faixas de estacionamento localizadas em ruas com a velocidade máxima de 40km/h. Ele é proibido em vias com faixa exclusiva de ônibus, ciclovias ou ciclofaixas. O parklet deve ficar a mais de 15 metros das esquinas e não poderá obstruir guias rebaixadas, hidrantes, rampas de pessoas com deficiência, pontos de ônibus e de táxi e travessia de pedestres, nem suprimir vagas de idosos e deficientes.

Segundo o secretário municipal de Gestão, Planejamento e Comunicação, Fabrício Gandini, os parklets são uma tendência no mundo inteiro e nas metrópoles brasileiras. Em Vitória, esse equipamento já está regulamentado (decreto 16.824/ 2016). “O objetivo é promover um melhor aproveitamento do espaço, uma convivência diferente e ainda incentivar o transporte alternativo, pois pode ser equipado com bicicletários”.

Outros projetos

“A implantação desses espaços de convivência em Vitória é muito positiva. Eles propiciam o encontro, um estímulo à vida urbana das famílias. Estamos à disposição para discutir outros projetos com os empreendedores que desejarem investir em equipamentos como esse”, afirmou a secretária de Desenvolvimento da Cidade, Lenise Loureiro.

Os interessados em implantar parklets podem procurar a Secretaria de Desenvolvimento da Cidade (Sedec), que funciona das 12 às 19 horas, na rua Vitório Nunes da Motta, número 220, Enseada do Suá.