Home Notícias do Dia Faixas esclusivas para ônibus (BRS) entre as propostas para melhorar mobilidade urbana na GV
Faixas esclusivas para ônibus (BRS) entre as propostas para melhorar mobilidade urbana na GV

Faixas esclusivas para ônibus (BRS) entre as propostas para melhorar mobilidade urbana na GV

0

 

 

A Secretaria dos Transportes e Obras Públicas apresentou ao Comdevit – Conselho Metropolitano de Desenvolvimento da Grande Vitória – a proposta de implantação do BRS – faixas preferenciais à direita para ônibus, que permite maior fluidez na circulação dos coletivos nos principais corredores viários da Região Metropolitana. Segundo a subsecretária de Mobilidade Urbana, Luciene Becacici, esse modelo melhora a velocidade operacional do transporte público, reduzindo os tempos nos deslocamentos diários dos usuários. A implantação do BRS prevê uma única rede de linhas de ônibus integradas e um novo desenho institucional com participação do Estado e municípios, com gestão compartilhada de transporte e trânsito.

Os projetos para a área da mobilidade metropolitana foram tema da reunião extraordinária do Conselho Metropolitano de Desenvolvimento da Grande Vitória (Comdevit), realizada na tarde desta quarta-feira (18). O secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), Paulo Ruy Valim Carnelli, e membros de sua equipe apresentaram aos integrantes do Conselho as propostas de investimentos do Governo do Estado para melhorar a circulação na Região Metropolitana da Grande Vitória.

Na reunião, o secretário dos Transportes e Obras Públicas, Paulo Ruy Carnelli, apresentou o programa de investimentos do Estado em mobilidade urbana, com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no valor total de R$ 747,4 milhões. Foram priorizadas as obras viárias que atuam nos principais gargalos da mobilidade da Região Metropolitana da Grande Vitória, visando a reduzir as retenções de tráfego nos trechos viários mais críticos.

“Essas obras vão viabilizar a implantação de modelos operacionais, como o BRS, por criarem caminhos alternativos para a redistribuição de fluxos durante e após a execução das obras”, explicou o secretário. Ele destacou ainda a importância da parceria com as prefeituras para viabilizar a implantação das faixas preferenciais para ônibus.

Na lista das obras priorizadas estão a ampliação da BR-101, em Carapina, entre o viaduto da Vale e a descida do Aeroporto de Vitória, com uma passagem subterrânea de veículos para acesso à Avenida João Palácio; conclusão da Rodovia Leste-Oeste; Rodovia José Sette, em Cariacica; complexo viário do Portal do Príncipe, entre outros.

Segundo o secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano e presidente do Comdevit, João Coser, o conselho é um espaço privilegiado para o debate das demandas metropolitanas. “Nossa intenção é promover reuniões para discutir assuntos específicos referentes à Região Metropolitana e, assim, referendar as tomadas de decisões conjuntas. E decidimos começar essas conversas discutindo a mobilidade”, afirmou.

Participaram da reunião representantes dos municípios de Vitória, Vila Velha, Cariacica, Viana, Serra e Fundão. Em suas falas, os representantes municipais destacaram a importância de se discutir as demandas metropolitanas de forma coletiva.

Também estiveram presentes na reunião a secretária-executiva do Comdevit e diretora-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves, Andrezza Rosalém Vieira, os representantes da sociedade civil e o promotor de Justiça do Ministério Público Estadual, Marcelo Lemos.

Comdevit

O Conselho Metropolitano de Desenvolvimento da Grande Vitória (Comdevit), criado em 2005, tem como finalidade apoiar o desenvolvimento, a integração e a compatibilização das ações, estudos e projetos de interesse comum aos municípios da Região Metropolitana.

O Comdevit é composto por 17 conselheiros assim distribuídos: sete representantes do Governo do Estado, um representante de cada um dos sete municípios da Região Metropolitana e três representantes da sociedade civil, indicados pela Federação das Associações de Moradores e dos Movimentos Populares do Estado do Espírito Santo (Famopes).

A Região Metropolitana da Grande Vitória engloba sete municípios: Cariacica, Fundão, Guarapari, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória.

WhatsApp chat