Faixas esclusivas para ônibus (BRS) entre as propostas para melhorar mobilidade urbana na GV

maio 19, 2016

 

 

A Secretaria dos Transportes e Obras Públicas apresentou ao Comdevit – Conselho Metropolitano de Desenvolvimento da Grande Vitória – a proposta de implantação do BRS – faixas preferenciais à direita para ônibus, que permite maior fluidez na circulação dos coletivos nos principais corredores viários da Região Metropolitana. Segundo a subsecretária de Mobilidade Urbana, Luciene Becacici, esse modelo melhora a velocidade operacional do transporte público, reduzindo os tempos nos deslocamentos diários dos usuários. A implantação do BRS prevê uma única rede de linhas de ônibus integradas e um novo desenho institucional com participação do Estado e municípios, com gestão compartilhada de transporte e trânsito.

Os projetos para a área da mobilidade metropolitana foram tema da reunião extraordinária do Conselho Metropolitano de Desenvolvimento da Grande Vitória (Comdevit), realizada na tarde desta quarta-feira (18). O secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), Paulo Ruy Valim Carnelli, e membros de sua equipe apresentaram aos integrantes do Conselho as propostas de investimentos do Governo do Estado para melhorar a circulação na Região Metropolitana da Grande Vitória.

Na reunião, o secretário dos Transportes e Obras Públicas, Paulo Ruy Carnelli, apresentou o programa de investimentos do Estado em mobilidade urbana, com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no valor total de R$ 747,4 milhões. Foram priorizadas as obras viárias que atuam nos principais gargalos da mobilidade da Região Metropolitana da Grande Vitória, visando a reduzir as retenções de tráfego nos trechos viários mais críticos.

“Essas obras vão viabilizar a implantação de modelos operacionais, como o BRS, por criarem caminhos alternativos para a redistribuição de fluxos durante e após a execução das obras”, explicou o secretário. Ele destacou ainda a importância da parceria com as prefeituras para viabilizar a implantação das faixas preferenciais para ônibus.

Na lista das obras priorizadas estão a ampliação da BR-101, em Carapina, entre o viaduto da Vale e a descida do Aeroporto de Vitória, com uma passagem subterrânea de veículos para acesso à Avenida João Palácio; conclusão da Rodovia Leste-Oeste; Rodovia José Sette, em Cariacica; complexo viário do Portal do Príncipe, entre outros.

Segundo o secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano e presidente do Comdevit, João Coser, o conselho é um espaço privilegiado para o debate das demandas metropolitanas. “Nossa intenção é promover reuniões para discutir assuntos específicos referentes à Região Metropolitana e, assim, referendar as tomadas de decisões conjuntas. E decidimos começar essas conversas discutindo a mobilidade”, afirmou.

Participaram da reunião representantes dos municípios de Vitória, Vila Velha, Cariacica, Viana, Serra e Fundão. Em suas falas, os representantes municipais destacaram a importância de se discutir as demandas metropolitanas de forma coletiva.

Também estiveram presentes na reunião a secretária-executiva do Comdevit e diretora-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves, Andrezza Rosalém Vieira, os representantes da sociedade civil e o promotor de Justiça do Ministério Público Estadual, Marcelo Lemos.

Comdevit

O Conselho Metropolitano de Desenvolvimento da Grande Vitória (Comdevit), criado em 2005, tem como finalidade apoiar o desenvolvimento, a integração e a compatibilização das ações, estudos e projetos de interesse comum aos municípios da Região Metropolitana.

O Comdevit é composto por 17 conselheiros assim distribuídos: sete representantes do Governo do Estado, um representante de cada um dos sete municípios da Região Metropolitana e três representantes da sociedade civil, indicados pela Federação das Associações de Moradores e dos Movimentos Populares do Estado do Espírito Santo (Famopes).

A Região Metropolitana da Grande Vitória engloba sete municípios: Cariacica, Fundão, Guarapari, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória.