23º Festival de Cinema de Vitória abre inscrições para Oficina de Crítica Cinematográfica

out 18, 2016

andredib-jornalista-gvnewsO 23º Festival de Cinema de Vitória abriu nesta segunda (17) as inscrições para a Oficina de Crítica Cinematográfica com o jornalista André Dib. Os interessados poderão se inscrever até o dia 28 de outubro. Para participar da seleção, é preciso escrever um texto de até 2500 caracteres sobre um filme da sua escolha (curta ou longa, ficção ou documentário), incluindo nome, idade, cidade, telefone e escolaridade, e enviar para o e-mail: producao@ibcavix.org.br. O assunto da mensagem deve conter obrigatoriamente “Oficina de Crítica: NOME DO INSCRITO”. Podem participar da oficina pessoas maiores de 16 anos.

Os participantes selecionados serão comunicados via e-mail e, para efetivar a inscrição, deverão doar 12 litros de leite (tipo longa vida integral) na sede da Galpão Produções, no seguinte endereço:  Rua Professora Maria Cândida da Silva, 115, Bairro República – Vitória/ES, de segunda a sexta-feira, das 09 às 16h. Todas as caixas de leite arrecadadas serão doadas para a Associação Feminina de Combate ao Câncer (Afecc). A oficina será realizada nos dias 14, 15, 16 17 e 18 de novembro na Universidade Federal do Espírito Santo. O 23º Festival de Cinema de Vitória também contará com outras oficinas cujas inscrições serão abertas nos próximos dias.

A Oficina de Crítica Cinematográfica será conduzida pelo jornalista cultural André Dib. Na oficina, os participantes terão a chance de conhecer uma introdução ao pensamento crítico e às possibilidades de olhar, refletir sobre a sétima arte. “Em encontros teóricos e práticos, a oficina tem como objetivo proporcionar o desenvolvimento do espírito crítico e da capacidade de se relacionar com os filmes”, explica Dib.

Para tanto, a partir de exibições de obras e de leitura de textos, serão realizados exercícios escritos e orais, nos quais os alunos poderão utilizar técnicas e instrumentos apresentados em sala de aula. Os textos produzidos serão avaliados coletivamente e publicados em um blog. A ideia é que os alunos escrevam sobre os filmes exibidos no festival e elejam seus preferidos.

Sobre o oficineiro

André Dib é pesquisador, crítico de cinema e jornalista formado pela Universidade Federal de Pernambuco. Sua experiência inclui a cobertura de festivais brasileiros e estrangeiros. Tem textos publicados em diversos jornais, revistas e sites. Realiza curadorias para mostras, consultorias para festivais de cinema e é membro da diretoria da Associação Brasileira dos Críticos de Cinema (Abraccine) e do Congresso Brasileiro de Cinema (CBC).

O 23º Festival de Cinema de Vitória é uma realização da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA). Acontecerá entre os dias 14 e 19 de novembro, em Vitória, e conta com o patrocínio do Ministério da Cultura através da Lei de Incentivo à Cultura, da Petrobras, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Rede Gazeta. São parceiros desta edição o Governo do Estado do Espírito Santo e a Universidade Federal do Espírito Santo. O evento ainda conta com o apoio cultural do Instituto Sincades e do Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes) e com o apoio institucional do Canal Brasil.

SERVIÇO:

Oficina de Crítica Cinematográfica com André Dib

Local: Universidade Federal do Espírito Santo

Data: 14, 15, 16 e 18 de novembro de 2016

Horário: 9 às 13h