Outros 17 casos estão sendo investigados
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) notificou que 29 pessoas morreram este ano no Espírito Santo vitimas do vírus H1N1 e que outros 17 estão em investigação para determinar o agente causador. Na mesma notificação a secretaria informa uma queda nas notificações de Síndrome Respiratória Aguda Grave por semana, bem como de casos de H1N1. Nas últimas duas semanas, a notificação da Síndrome passou de 35 para 25.
Orientações
Tanto a Influenza A (H1N1) quanto a Influenza Sazonal (gripe comum) são causadas por subtipos do vírus Influenza. Os sintomas são os mesmos: febre, tosse, dor de garganta, dor no corpo e mal-estar, caracterizando uma síndrome gripal. Quando o paciente apresentar estes sintomas e estiver com dificuldade para respirar, a orientação é procurar um serviço médico.
vacinação vai até sexta
A vacinação contra a gripe no estado vai até a próxima sexta-feira (10). O ES adquiriu 150 mil doses da vacina contra gripe, adquiridas pelo Governo do para poder atingir 100% do grupo prioritário. “Nesta retomada serão vacinadas apenas gestantes, idosos, puérperas e crianças. Os municípios devem vacinar até atingir 100% desse grupo”, informou o secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira.
Estão sendo vacinadas, prioritariamente, crianças de seis meses a menores de 5 anos de idade, gestantes, puérperas (mulheres no período até 45 dias após o parto) e pessoas com 60 anos ou mais. Apenas as pessoas desse grupo devem procurar os postos de vacinação municipais.
Até a manhã da sexta-feira (03), o Espírito Santo havia atingido 94,96% de cobertura vacinal, o que representava 686.265 pessoas imunizadas. Também haviam sido vacinadas 158.068 nos grupos de pessoas com doenças crônicas e condições clínicas especiais; população privada de liberdade e trabalhadores do sistema prisional. Para estes grupos não há meta específica.