Dezenove pessoas morreram vítima da dengue este ano no Espírito Santo. Vinte casos ainda estão sendo investigados. Entre 03 de janeiro e 25 de junho de 2016, foram notificados 49.295 casos de dengue no estado. Destes, 567 são suspeitos da forma grave. Os dados são da Secretaria de Estado da Saúde.
O Boletim Epidemiológico da Dengue é apresentado de duas formas: uma tabela com a indicação das notificações em números absolutos por semana epidemiológica e outra com a incidência de casos de dengue por município.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) vem registrando queda no número de casos notificados de dengue, e durante cinco semanas seguidas nenhum município apresenta alta incidência da doença. Do total de incidência acumulada das últimas quatro semanas, 94,87% das cidades capixabas aparecem com baixa incidência
Como se prevenir
– Limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado;
– Tirar água dos vasos de plantas;
– Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;
– Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;
– Manter os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas e sacolas plásticas;
– Escovar bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, vasos de plantas, tonéis e caixas d’água) e mantê-los sempre limpos.