O Parque Pedra da Cebola completa 20 anos. A celebração adiada semana passada acontece neste domingo (19), a partir das 14 horas.
A comemoração aconteceria no último domingo (12), mas precisou ser adiada por conta da chuva. Neste domingo, o parque recebe várias atrações para comemorar o aniversário.Haverá atrações musicais e culturais, teatros interativos, brinquedos, contação de histórias do projeto Viagem pela Literatura e uma solenidade com o tradicional “Parabéns para você”.
O Pedra da Cebola é um espaço propício para o lazer e contemplação da natureza. O parque, que possui 100.005 metros quadrados, tem vegetação típica de restinga e de Mata Atlântica. A origem do nome vem de uma pedra desenhada pela natureza no formato de uma grande cebola, que é também um dos símbolos da capital.
O Parque Pedra da Cebola tem parquinhos, lagos e campo de futebol. A área também possui o sinal de internet livre do Vitória Online. O espaço também conta com jardim oriental e um mirante sobre uma grande parede rochosa
Nome
O que pouca gente sabe é que “Parque Pedra da Cebola” é apenas um nome fantasia. O nome oficial é “Parque Municipal Ítalo Batan Régis”, em homenagem a um ex-presidente da comunidade de Ilha de Santa Maria que, mesmo sendo cego, era muito atuante na luta pelos interesses da população dos bairros da região.
O parque, que fica entre as Ruas Ana Vieira Mafra, João Baptista Celestino (acesso ao estacionamento) e Av. Fernando Ferrari, foi implantado em novembro de 1997, num local onde, até 1978, existiu a Pedreira de Goiabeiras, de propriedade da mineradora Vale. Trata-se da primeira recuperação de área degradada por esse tipo de atividade econômica no município. Ele funciona de terça a domingo das cinco da manhã às dez da noite.