Agricultura sustentável tem linha de crédito especial do Bandes

ago 27, 2017

Os projetos de financiamento voltados à agricultura de baixa emissão de carbono, que aliam investimentos voltados para aumentar a produção de alimentos de forma sustentável e com resultados econômicos, têm financiamento especial do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) e a busca por esses créditos aumentam a cada dia. No primeiro semestre de 2017, os produtores rurais do Espírito Santo contrataram R$ 3,55 milhões pelo Programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC).

Comparativamente, o valor aprovado este ano no Programa ABC é 64% superior ao mesmo período do ano anterior, quando foram aprovados R$ 2,16 milhões em investimentos que contribuem para a redução de impactos ambientais causados por atividades agropecuárias.

Um dos clientes beneficiados pelo financiamento com objetivo de aumentar a produção em bases sustentáveis foi o engenheiro Alcides Valfre de Marchi, que contratou o recurso para expandir sua área de plantio de eucalipto no município de João Neiva. Alcides destaca que o recurso foi utilizado para aquisição de insumos, pesticidas, maquinário para utilização do terreno e contratação de mão de obra especializada. “Fiz uma pesquisa para identificar uma cultura que eu tivesse um manejo da produção onde pudesse conciliar minha outra atividade profissional, aliado a uma segurança de comercialização no mercado”, informa Alcides pela decisão pelo plantio de eucalipto na área que recebeu de herança familiar.

Com o financiamento, o produtor pode expandir sua área de plantio de seis hectares para os 14 hectares atuais, aumentando a produtividade e consequentemente o retorno para o produtor “Hoje quase que a totalidade da produção é feita com a indústria de celulose”, informa.

Alcides destaca ainda que a alternativa por investir em florestas plantadas é uma boa opção e planeja novos investimentos. “Tenho a ideia de investir mais em silvicultura, com plantio destinado a indústria madeireira e pretendo contar com o Bandes novamente nesta nova etapa”, enfatiza o produtor.

Sensibilização

O Programa ABC é uma iniciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e incentiva a adoção de práticas sustentáveis para a redução das emissões de gases de efeito estufa e também a sensibilização do produtor para que ele invista na sua propriedade para impulsionar a produtividade e a renda, mantendo o meio ambiente conservado. As ações do programa ABC estão inseridas no Plano Agrícola e Pecuário e preveem aplicação de recursos em técnicas que garantem eficiência no campo, com balanço positivo entre sequestro e emissão de dióxido de carbono (CO2).

O investimento do Bandes por meio do Programa do Mapa contribui para o desenvolvimento sustentável, aliando o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental. Para o setor agropecuário, o desafio é evoluir das práticas convencionais para uma agricultura de baixa emissão de carbono, sem deixar de proporcionar renda aos agricultores e alimentos de qualidade e baratos para a população. “Os produtores rurais têm o Bandes como um aliado para enfrentar esse desafio e elevar a agropecuária para um novo patamar de sustentabilidade”, destaca Everaldo Colodetti, diretor de Crédito e Fomento do banco capixaba.

A abrangência do Plano ABC é nacional e seu período de vigência é de 2010 a 2020, sendo previstas revisões e atualizações em períodos regulares não superiores há dois anos, para readequá-lo às demandas da sociedade, às novas tecnologias e incorporar novas ações e metas, caso se faça necessário.