Cesan: sistema informa on line onde está o racionamento

set 24, 2016

h2oPara melhorar a procura pelo dia de rodízio de abastecimento de água e facilitar o acesso à informação pelos moradores da Grande Vitória, a Cesan disponibilizou um sistema de busca no site da Companhia. Para acessar, basta entrar no site da Cesan , clicar no banner eletrônico onde está escrito: Bairros da Grande Vitória com rodízio no abastecimento de água, digitar o município e o bairro, que em seguida aparecem os dias da semana em que o abastecimento será paralisado.

Segundo a equipe de analistas em Tecnologia da Informação da Cesan, optou-se por um site responsivo para funcionar em qualquer plataforma (desktop ou dispositivo móvel). Nele, os clientes podem consultar de forma prática o dia de rodízio em seu bairro, com base na sua localização em relação às redes de distribuição da empresa. A ferramenta de busca está preparada também para eventuais mudanças de estratégia de rodízio.

A Agência de Regulação de Serviços Públicos (ARSP) autorizou que a Cesan executasse seu plano de rodízio no fornecimento de água para os municípios de Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra, Viana e para a localidade de Praia Grande, em Fundão.

Os bairros foram agrupados em sete regiões distintas e a cada dia da semana uma região terá o fornecimento de água suspenso por um prazo de 24 horas, sempre a partir das 12 horas. Passadas as 24 horas de interrupção, o sistema poderá retornar ao normal em até 24 horas.

A medida extrema adotada pela Cesan e autorizada pela ARSP ocorre no momento em que o Espírito Santo completa três anos de estiagem. O Comitê Hídrico vem alertando a população sobre a gravidade da situação e solicitando a redução do consumo em decorrência do risco de piora da situação do abastecimento na Grande Vitória.

Foram feitos alertas à sociedade em abril, maio (anúncio da situação de emergência), agosto e em setembro deste ano sobre a gravidade da crise hídrica e a necessidade de reduzir o consumo de água. A sociedade atendeu ao chamado e diminuiu o consumo, porém, não foi suficiente, por isso a necessidade de implantar o rodízio isonômico no abastecimento da Grande Vitória.