O economista Eduardo Araujo dá três dicas para evitar problemas nas compras on line. As pessoas nesta época do ano deixam a economia de lado para atender aos desejos do coração. Dar presentes é o que importa. Muita gente faz compras pela internet de olho apenas nos preços baixos e esquecem de verificar a idoneidade das empresas e a qualidade dos produtos. Para evitar problemas é bom se cercar de todos os cuidados, para evitar dores de cabeça que podem estragar a festa.
Comprar pela internet tem seu lado bom: não é preciso aturar vendedor chato; não precisa encarar filas para pagar; dá para pesquisar pelo melhor preço rapidamente; pode-se comprar na hora que quiser; é mais fácil encontrar o item que você precisa e por aí vai… Mas nem tudo é beleza no mundo virtual. Tem muito web-trambiqueiro navegando na rede mundial de computadores. Por isso, as dicas de compras seguras são importantes e, além das dicas do Eduardo a gente fez uma lista prá você.
1 – Compare preços antes de comprar
2 – Verifique se a loja on-line informa CNPJ, telefone e endereço
3 – Loja nenhuma existe para ter prejuízo: desconfie de preços muito abaixo da média
4 – Prazo de entrega longo ou não informado? Cuidado!
5 – Pesquise sobre a qualidade e a reputação da loja
6 – Observe se a loja on-line oferece ambiente seguro
7 – É pra presente? Compre com *muita* antecedência!
8 – Se informe sobre todas as características do produto antes de fechar a compra
9 – Dê preferência a lojas que oferecem vários recursos em seu site
10 – Cuidado com ofertas de garantia estendida
11 – Direito ao arrependimento de compra e à devolução do produto
12 – Condições de uso e políticas de privacidade também são importantes
13 – Não dê bobeira com o seu cartão de crédito. Não guarde as informações de seu cartão de crédito para compras futuras
14 – Evite fazer compras na internet a partir de computadores públicos
15 – Cuide da segurança do seu computador ou dispositivo móvel
16 – Compras internacionais requerem atenção redobrada
17 – Cuidados com sites de compras coletivas
18 – Evite aborrecimentos: se o preço estiver claramente errado, não tente tirar proveito
19 – Não faça compras a partir de e-mails não solicitados (SPAM)
20 – Fuja de produtos “Xing-Ling”
Mas apesar de todo cuidado, problemas sempre podem pintar. Então, Procon neles. Use o Código de Defesa do Consumidor. Recorra também ao IDEC e o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça. Não se esqueça de guardar e-mails emitidos pelas lojas, comprovantes de pagamento, notas fiscais ou qualquer outro documento ou comunicado referente às suas compras. Estes itens comprovam o compromisso assumido pela empresa com você e podem ser úteis em reclamações e processos judiciais.