Aprendendo a fazer um espanta-formigas

set 30, 2019

Espanta formigas é o nome do enfeite que vamos aprender essa semana.
Utilizando um ingrediente que a maioria das pessoas tem em casa: o cravo da índia.

Simples e fácil de fazer, vai enfeitar sua casa e espantar aqueles bichinhos indesejáveis que teimam em passear sobre tudo, do chão ao açúcar; do lixo ao microondas.

Para espantar essas formigas sem afetar o meio ambiente nem sua saúde é só ter nos cantinhos da casa essas trouxinhas com cravo da índia. Pronto! Você ficará livre delas por um bom tempo.

Experimente!

O cravo-da-Índia é utilizado na medicina tradicional indiana (Ayurveda), medicina tradicional chinesa (Ravi & Jagdish), fitoterapia ocidental e na odontologia onde seus óleos essências são usados como analgésicos. cravo-da-índia é usado como carminativo, substância com atividade anti-espamódica usada contra cólicas intestinais e flatulência. Acredita-se também que o cravo-da-Índia seja útil como vermífugo. O óleo essencial do cravo-da-Índia é usado na aromaterapia.
Componente ativos do cravo-da-Índia

O componente responsável pelo aroma do cravo-da-Índia é o eugenol. Ele tem propriedades anti-sépticas e analgésicas, sendo o componente principal na extrato de óleo do cravo-da-Índia.  (Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cravo-da-%C3%ADndia)

Propriedades medicinais: afrodisíaca, anti-séptica, aperiente, bactericida, digestiva, excitante, repelente (inseto), sudorífico, tônico estamáquico, tônico estimulante.

Indicações: dor de dente, gases, higiene bucal, micose de unha, vermes, vias respiratórias.
Hoje, a ciência já é capaz de explicar esse uso: é que o eugenol, óleo essencial presente nesta especiaria apresenta efeitos antiinflamatório, cicatrizante, analgésico e é eficaz na eliminação de bactérias presentes na boca.