O Museu Vale recebe a partir desta terça-feira (9), a exposição Território de Direitos. Uma parceria da Fundação Vale com o Museu e a Oficina de Imagens, a exposição é composta por 61 fotografias que expressam, por meio da sensibilidade e do olhar crítico de adolescentes e jovens, a realidade em que vivem.
Na abertura, marcada para as 15h30, será realizado um debate aberto ao público sobre a violação dos direitos de crianças e adolescentes com os especialistas Vanessa Pipinis, do Canal Futura; Joana Garcia, assistente social e professora da UFRJ, e Joel Brinco Nascimento, psicólogo da coordenadoria das Varas de Infância e Juventude do Poder Judiciário.
Além da visita à exposição, aberta ao público em geral, as escolas também podem se inscrever para que seus alunos participem de uma ação educativa sobre o tema.
O trabalho é resultado do primeiro exercício de formação de oficinas de fotografia e direitos humanos do programa “Proteger é Preciso”, desenvolvido pela Fundação Vale. Primeiro projeto itinerante desenvolvido pela Fundação, depois de passar pelo Memorial Minas Gerias Vale em maio e junho, a mostra estará no Museu Vale até 2 de outubro e em seguida vai circular por outros espaços culturais e unidades operacionais da empresa no país.
O objetivo do programa e da exposição é contribuir para a mobilização da sociedade e convocá-la para o engajamento contra a violação dos direitos de crianças e adolescentes.
Serviço
Exposição Território de Direitos
Quando: de 9 de agosto a 2 de outubro. Terça a sexta, das 8h às 17h. Sábados e domingos, das 10h às 17h.
Abertura: 9 de agosto, 15h30
Onde: Museu Vale – Sala de Exposições Temporárias, 2º andar. (Antiga Estação Pedro Nolasco s/n – Argolas, Vila Velha)
Telefone: (27) 3333-2484
Gratuito