Home Notícias do Dia Artistas do CRJ e voluntárias usam grafite para colorir Delegacia da Mulher
Artistas do CRJ e voluntárias usam grafite para colorir Delegacia da Mulher

Artistas do CRJ e voluntárias usam grafite para colorir Delegacia da Mulher

0

Um grupo de artistas atendidas no Centro de Referência da Juventude (CRJ) usou o grafite para transformar as paredes do espaço onde funciona o Plantão Especializado da Mulher (PEM) e dar um novo visual ao local. A iniciativa contou também com a participação de voluntárias do projeto “Deixa Ela em Paz”, que atua com vítimas de violência doméstica em Pernambuco.

Quem chega ao plantão já consegue observar o colorido diferente e mensagens de incentivo às mulheres que vivem em situação de violência doméstica: “Mulher, seque as lágrimas do rosto”, “Você é mais forte do que aparenta” e “Você pode enfrentar qualquer problema”.

A intervenção artística foi liderada pelas jovens Amanda, Kika e Pera, com a ajuda de mulheres voluntárias do projeto “Deixa Ela em Paz”. Elas estavam de passagem pelo Estado para uma oficina de intervenções urbanas feministas no Morro de São Benedito e foram convidadas para participar da ação pelo grupo capixaba ‘Das Mina’.

Roda de conversa

Na delegacia, a Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid) também vai promover uma roda de conversa para apresentar a rede de serviços de enfrentamento à violência doméstica oferecida pelo município. Entre eles, o Centro de Referência e Atendimento às Mulheres em Situação de Violência (Cramsv), onde as vítimas vão poder fazer o agendamento pela internet ou pelo aplicativo Vitória Online.

A secretária da Semcid, Nara Borgo, explicou que essa é mais uma ação em alusão à violência doméstica contra a mulher. “Trabalhar com as jovens que participam do CRJ, em conjunto com a Delegacia de Mulheres, é uma forma de chamar ainda mais atenção para o tema e também contribuir para um ambiente mais acolhedor para as mulheres e todas as pessoas que chegarem até a delegacia”, destacou.

WhatsApp chat