O último monitoramento semanal da balneabilidade das praias da capital, feito pela Prefeitura de Vitória, aponta que a cidade tem 18 pontos próprios para banho. As coletas e as análises bacteriológicas das amostras de água são feitas em 26 locais da orla da capital, sendo que apenas um está impróprio (Praia de Santa Helena, próximo à Escola de Vela da Praça dos Desejos).
A praia de Camburi foi considerada própria em todos os nove pontos de medição. As pessoas também podem se banhar tranquilamente na Praia do Canto (a 80 metros à direita do Iate Clube), praia da Ilha do Frade, praia da Castanheira (Ilha do Frade), primeira praia à direita da Ilha do Frade, praia de Santa Helena (200 metros à direita das barracas da Curva da Jurema e em frente às barracas), Ilha do Boi (praias da Direita e Grande) e Praia do Suá (na Praça do Papa).
A classificação da balneabilidade é a indicação da qualidade das águas destinadas à recreação de contato direto e prolongado, como natação, mergulho e lazer. É realizada, em regime de rotina semanal, por meio da coleta de amostras de águas nos referidos pontos e análise laboratorial para a avaliação do indicador coliformes termotolerantes.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) classifica a qualidade das águas como próprias, impróprias e interditadas, de acordo com a concentração do indicador como estabelecido na Resolução Conama 274/2000.