Técnicos do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) vão aos municípios de Ibatiba, Guaçuí, Dores do Rio Preto, Mimoso do Sul e Iconha esta semana para renegociar contratos com os produtores rurais capixabas afetados pela crise hídrica dos últimos anos.
Os mutirões começam às 9 horas e seguem até as 16 horas em todos os municípios. “Estamos sensíveis com esta situação da estiagem, que vem provocando forte dificuldade financeira em todo o setor rural. Por isso, temos a preocupação de buscar alternativas adequadas para os produtores rurais que estão em dificuldade não ficarem com suas contas em atraso”, explica o diretor-presidente do Bandes, Aroldo Natal Silva Filho.
A ação permite aos produtores organizarem suas finanças e não comprometerem seus recursos neste momento de perda de produção. O Bandes está renegociando prestações dos contratos rurais (inclusive aquelas de pessoas jurídicas) vencidas e que ainda vão vencer até dezembro de 2017, com taxas de juros variáveis entre 6,5% e 10,0% ao ano, conforme cada contrato.