Bijuterias: curso ajuda a gerar renda

ago 29, 2017

Onze alunas do curso de Confecção de Bijuterias do Projeto OportunidadES, que terminaram as aulas no último sábado (26) pretendem começar a ganhar dinheiro com o que aprenderam. Em apenas um mês, a turma confeccionou mais de 300 peças entre colares, pulseiras e brincos masculinos e femininos.

As alunas optaram por fazer esse curso por motivos diversos. Algumas para ter uma nova profissão e outras para amenizar o nível de estresse do cotidiano. Uma das alunas, que preferiu não se identificar, trabalhou como militar por 30 anos, com uma rotina intensa no trabalho, e se inscreveu no curso como forma de aliviar o estresse. “Soube da oferta pelos meios de comunicação e como sempre faço cursos diversos pensei em fazer sem muitas expectativas. Eu me surpreendi! O curso foi maravilhoso para minha vida. Abriu uma luz para uma futura profissão e me trouxe felicidade sentir que minhas mãos, que por muitos anos estiveram pesadas, estavam produzindo peças delicadas e bonitas”, comentou a militar.

Tem aluna que já está ganhando dinheiro com o aprendizado do curso. É o caso da funcionária pública Waleska dos Santos Soares, de 37 anos, que já começou a vender as peças confeccionadas por ela. “Eu me inscrevi no curso para aprender a produzir um produto que gosto muito de usar: as bijuterias. Mas o aprendizado me trouxe uma nova renda por que além de ter meu emprego fixo durante a semana, também faço unhas aos finais de semana e todas as minhas clientes e colegas de trabalho já estão comprando minhas peças,” falou Waleska.

Quem também se destacou entre as alunas foi a dona Isanuses Maria das Graças Borges, de 64 anos. Professora aposentada, dona Isanueses revelou não gosta de ficar ociosa e é sempre tempo de aprender. “Descobri o curso na TV e logo me interessei. Adorei as aulas, aprendi muito e já estou pondo em prática tudo o que aprendi. Ainda não estou vendendo minhas peças, mas pretendo vender,” explicou a aposentada.

A professora da turma, Raynna Karoline Silva de Freitas, ensinou as alunas a produzirem bijuterias a partir de miçangas de papel, produzidas em sala de aula, e fio arame, em que foi necessário o desenvolvimento maior do processo criativo das alunas.

“É sempre bom saber que o OportunidadES está alcançando seu objetivo: gerar renda. Fico feliz em ver a iniciativa das alunas em, não só por em prática o aprendizado da sala de aula, mas também em empreender. Estamos formamos profissionais preparados para o mundo do trabalho”, destacou o secretário da Secti, Vandinho Leite.

A formatura dos 17 cursos ofertados em Vitória, no Colégio Estadual, está prevista para acontecer no dia 04 de setembro. Mais informações serão divulgadas no site do Oportunidades .