A ONG Associação Pró-Vidas Transplantes, em parceria com a biofarmacêutica global Bristol-Myers Squibb, promove campanha para detecção de Hepatite C e Aids para identificar casos de confecção nos capixabas, nesta quinta (28 ), em Vitória, Espírito Santo. A ação denominada Dia Feliz da Saúde contará com a participação de profissionais do setor e voluntários capacitados que realizarão atendimento na Praça do Papa.
Ao todo cerca de 1.200 pessoas podem realizar a testagem para ambas as doenças com o apoio das Secretarias Municipais de Saúde e das faculdades: Centro Acadêmico do Espírito Santo, EMESCAM – Escola de Medicina da Santa Casa de Vitória e Faculdade Pitágoras de Guarapari e de Linhares, responsáveis por disponibilizar estudantes de áreas da saúde para atuarem como voluntários na detecção de HCV e HIV. Para esses profissionais e colaboradores, a Associação Pró-Vidas proporcionou um workshop de capacitação para testagem.
Segundo o presidente da Associação Pró-Vidas Transplantes, Adauto Vieira de Almeida, o sucesso da campanha de testagens depende muito da participação da população local. “Quanto mais testagens realizarmos, mais diagnósticos e orientação para o tratamento iremos possibilitar. A detecção precoce é a chave para reduzirmos a quantidade de casos fatais de Hepatite C”, afirma o responsável pela ONG.
A Associação Pró-Vidas encaminhará os casos confirmados de HCV aos serviços de saúde responsáveis pelo município, onde essa população receberá o atendimento adequado. O teste de Hepatite C é indicado para pessoas de ambos os sexos, acima de 40 anos, indivíduos com múltiplos parceiros ou que tenham feito cirurgias com transfusão de sangue antes de 1993, manicures, tatuados, pessoas com piercing. Nos portadores do vírus da Aids a testagem deve ser realizada para confirmar a coinfecção HIV/HCV, uma vez que os meios para contaminação da Hepatite C são os mesmos que os do HIV. Neste público, o HCV evolui com mais intensidade e agilidade.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Hepatologia, o Brasil possui cerca de 2 milhões de pessoas com Hepatite C. Já entre a população brasileira com vírus da Aids, cerca de 11% apresentam resultado positivo para confecção HIV-HCV, segundo o Ministério da Saúde. Por falta de diagnóstico precoce esses grupos acabam por desenvolver doenças graves, como fibrose e cirrose hepática ou o câncer de fígado.
Serviço:
Campanha Dia Feliz da Saúde
O que: Testagem rápida para HCV e HIV
Onde: Praça do Papa – Enseada do Suá
Quando: 28 de julho de 2016, das 8h às 13h
Público: Disponível para todos os interessados