Capela de Santa Luzia é reaberta

dez 1, 2019

Fechada para visitação desde 2016, e após passar por seis meses de obras de restauração, a Capela de Santa Luzia, em Vitória, será reaberta ao público nesta segunda (02).

A capela – considerada a mais antiga construção religiosa de Vitória, recebeu melhorias no púlpito, esquadrias e forros e teve restaurados o telhado, a Capela-Mor, bem como o revestimento interno e externo. Também foram substituídos os equipamentos hidráulicos, a iluminação e a fiação elétrica. Além disso, todo o tabuado de madeira no piso da nave, que havia sido afetado por infiltrações causadas pela chuva em 2013, foi refeito. Ao todo, foram investidos cerca de R$ 300 mil.

A obra teve contrapartida do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), com a contratação da restauração da imagem de Santa Luzia e a adequação do acesso à Capela, conforme solicitado pela Defesa Civil. Também foi providenciada a colocação de painéis com informações sobre a capela e o Patrimônio Cultural Brasileiro existente no Estado do Espírito Santo.

“A entrega do restauro da Capela Santa Luzia, edificação mais antiga da Capital inserida no núcleo fundacional da cidade, contribui simbolicamente para o fortalecimento e a preservação de todo o Patrimônio Cultural do Estado do Espírito Santo”, destaca a gerente de Memória e Patrimônio da Secretaria da Cultura (Secult), Patricia Bragatto.

Segundo a superintendente do Iphan-ES, Elisa Machado Taveira, após a entrega da obra, haverá o retorno da visitação turística ao espaço, que é Patrimônio Cultural. “A Arquidiocese de Vitória retornará com a gestão e pretende retomar as celebrações religiosas no local, interrompidas desde 1938”, afirma.

Histórico

Construída no século XVI, a Capela de Santa Luzia é a edificação mais antiga de Vitória, fundada em 1551. Integrava uma grande fazenda construída também por uma residência, um engenho de açúcar e um espaço para a produção de farinha.

A Capela – erguida sobre uma pedra, com fundações e alicerces em alvenaria de pedra argamassada apoiados diretamente e visíveis nas fachadas lateral e frontal – compõe o principal conjunto edificado da Vila de Vitória. Já passou por significativas modificações tanto na edificação quanto em seu entorno, principalmente, durante as intervenções modernizadoras do século XX.

Considerado um bem de grande valor histórico e cultural, a Capela de Santa Luzia é um marco do início da colonização do Espírito Santo. O prédio funcionou como Igreja até 1928, depois como Museu de Arte Sacra do Espírito Santo durante o período de 1950 a 1970. Também já foi Galeria de Arte e Pesquisa da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) entre 1976 a 1994 e abrigou a Superintendência do Iphan-ES entre 1996 e 2001.