Home Noticias Cariacica: trabalho de moto fumacê diminui casos de dengue
Cariacica: trabalho de moto fumacê diminui casos de dengue

Cariacica: trabalho de moto fumacê diminui casos de dengue

0

fumacê moto gDez motos realizam o trabalho de combate a mosquitos em Cariacica desde setembro de 2013. Elas ajudam o trabalho já existente dos carros fumacês no combate ao mosquito da dengue. E, de acordo com a prefeitura, os resultados das moto fumacê tem sido positivos. O diferencial da moto adaptada é a capacidade de levar o fumacê a becos e ruas estreitas, onde o carro não vai, e também a economia financeira proporcionada. Os dez veículos são locados e adaptados com bombas termonebulizadoras para aplicação do inseticida Actellic Profissional, que é aprovado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Poucos meses depois da implantação das moto fumacês já era possível perceber a redução no número de casos da doença. Tanto que em maio de 2014, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) registrou uma queda de 90% nos casos de dengue no município. A mudança no cenário foi atribuída a moto fumacê.

Em um período de quatro horas, o carro fumacê gasta 100 litros de calda (inseticida e o combustível necessário para gerar a fumaça) enquanto uma moto usa apenas 20 litros, para fazer o mesmo percurso, no mesmo espaço de tempo. Pois, o próprio motor da motocicleta gera energia suficiente para fazer a queima do produto e produzir a fumaça, ou seja, não há gasto adicional com combustível.

WhatsApp chat