A partir da próxima terça (24) as escolas de samba da Grande Vitória começam os ensaios técnicos no Sambão do Povo. É a oportunidade que as agremiações têm para fazer ajustes. Os ensaios estão programados para começar às 20 horas, com entrada franca. As primeiras a fazer os testes na passarela do samba serão a São Torquato e Chegou o que Faltava. No dia 25, ensaiam Rosas de Ouro e Andaraí; 26, Tradição Serrana; 27, Imperatriz do Forte e Barreiros; 7 de fevereiro, Novo Império e Jucutuquara; dia 8, MUG e Pega no Samba; e, por fim, no dia 9, Piedade e Boa Vista.
Na oportunidade, os integrantes detectam possíveis falhas na apresentação da evolução da agremiação e têm a possibilidade de fazer correções e ensaiar novas coreografias das alas, além de cronometrar o tempo na avenida.
O Carnaval de Vitória é o primeiro do país e é realizado uma semana antes do oficial: nos dias 17 (sexta) e 18 (sábado), a partir das 21 horas.
No dia 17, desfilam, na ordem, São Torquato, Chegou o que Faltava, Rosas de Ouro, Chega Mais, Andaraí, Tradição Serrana, Imperatriz do Forte e Barreiros, pelo Grupo de Acesso.
No dia 18, pelo Grupo Especial, desfilam as escolas Novo Império, Jucutuquara, Mocidade Unida da Glória, Pega no Samba, Unidos da Piedade e Independentes de Boa Vista.