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Vitória: agendamento para Identidade já é feito pelo celular

Vitória: agendamento para Identidade já é feito pelo celular

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O agendamento eletrônico para tirar Carteira de Identidade já está disponível no endereço eletrônico agendamento.vitoria.es.gov.br. Basta preencher os dados solicitados e imprimir ou anotar o horário agendado gerado pelo sistema. Os atendimentos nesta nova modalidade poderão ser marcados já a partir desta segunda-feira (18), como explicou a gerente. “Os agendamentos serão vinculados ao CPF. O cidadão poderá marcar atendimento para o dia seguinte ou até cinco dias úteis subsequentes. Haverá uma tolerância de 15 minutos de atraso. Quem não comparecer dentro do prazo terá o agendamento cancelado automaticamente e só poderá remarcar após um prazo de 15 dias”, esclareceu a gerente do Centro Integrado de Cidadania (CIC) – Casa do Cidadão, Juliana Sardenberg.

“O serviço, que é uma parceria com a Polícia Civil, disponibiliza, diariamente, 80 senhas para atendimento. Com o agendamento eletrônico, o munícipe poderá marcar o dia e a hora para comparecer ao local, sem precisar enfrentar fila e com a certeza de que será atendido no dia solicitado”, disse.

Papa Fila

A nova modalidade de agendamento também está disponível no aplicativo da Prefeitura de Vitória: Vitória Online. Para fazer o agendamento eletrônico pelo smarphone, é preciso baixar o aplicativo da Prefeitura de Vitória, disponível no Apple Store e no Google Play, e acessar o serviço “Papa Fila”.

Auxílio para agendamento

Caso o cidadão tenha alguma dúvida, a orientação é entrar em contato no telefone 3382-5515 ou comparecer à Casa do Cidadão, que funciona de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas. Um atendente irá auxiliar no agendamento.

Aqueles que não tiverem acesso à internet para efetuar o agendamento eletrônico pelo computador ou smartphone podem se dirigir a qualquer Telecentro da cidade ou acessar uma rede sem fio do Vitória Online.

A gerente do CIC adianta que outros serviços oferecidos na Casa do Cidadão vão passar a operar com agendamento eletrônico. “A iniciativa veio para modernizar o acesso à cidadania. Estamos com diálogo permanente com a Subsecretaria de Tecnologia da Informação (Sub-TI) para aprimorar o serviço e analisar a possibilidade de estender essa funcionalidade para outros setores, como o de emissão de Carteira de Trabalho”, adiantou.

Solicitação da 1ª via:

Certidão de Nascimento ou de Casamento (original ou cópia autenticada), de acordo com o estado civil. Em caso de divórcio, apresentar Certidão de Casamento com averbação de divórcio (original ou cópia autenticada);

Uma foto 3×4 recente, com fundo branco;

Comprovante de residência (conta água, luz ou telefone)

Solicitação da 2ª via:

Certidão de Nascimento ou de Casamento (original ou cópia autenticada), de acordo com o estado civil. Em caso de divórcio, apresentar Certidão de Casamento com averbação de divórcio (original ou cópia autenticada);

Uma foto 3×4 recente, com fundo branco;

Comprovante de residência (conta água, luz ou telefone);

Pagamento da taxa DUA, no valor de R$ 50,22;

A isenção do pagamento de taxa é garantida pela Lei 5.181/93 a quem está desempregado ou tem vencimentos de até três salários mínimos. Para requerê-la, deve-se apresentar a Carteira de Trabalho ou o contracheque.

De acordo com a Lei Estadual 9.795/2012, quem foi furtado ou roubado também terá a isenção da taxa desde que apresente o Boletim de Ocorrência.

Casa do Cidadão

Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas

Endereço: Avenida Maruípe, nº 2.544, Itararé

Informações: 3382-5484 / 5485

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