Casa do Cidadão convoca pessoas para retirar carteiras de trabalho “esquecidas”

set 1, 2017

Mais de 1,2 mil carteiras de Trabalho estão aguardando seus donos na Casa do Cidadão em Vitória. De acordo com um balanço divulgado pela coordenação, de 2004 a 2016, essas carteiras não foram retiradas e estão “esquecidas” no local.

Segundo a coordenadora da Casa do Cidadão, Flávia Ribeiro, a maioria das pessoas deixa o documento para trás porque esquece que solicitou ou muda para outro Estado.

Outro fator que contribui para o abandono do documento é que, em alguns casos, o munícipe teve urgência por um documento com foto e preferiu fazer a Carteira de Trabalho porque o prazo para a entrega era mais rápido que a Carteira de Identidade, por exemplo. Só que a pessoa acabou resolvendo o problema e não voltou mais para buscá-la.

Atualmente, isso não é possível, pois, desde o segundo semestre de 2016, é obrigatória a apresentação do documento de identidade para fazer a Carteira de Trabalho.

Alerta

Flávia faz um alerta: uma vez feita a solicitação da Carteira de Trabalho, não é possível realizar a mesma em outro órgão. “Se a pessoa tiver que apresentar o documento e estiver fora do Estado, por exemplo, vai ter que solicitar à Superintendência do Ministério do Trabalho a transferência da carteira, um processo demorado que pode prejudicar a contratação por uma empresa”.

Por isso, a orientação é para que as pessoas que deram entrada no processo voltem para buscar o documento na Casa do Cidadão, em Itararé, das 12 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.

Trabalho

A Casa do Cidadão, em parceria com a Superintendência Regional do Trabalho, oferece o serviço de emissão de Carteira de Trabalho para todas as pessoas com idade acima de 14 anos.

Para fazer o agendamento, basta acessar o endereço http://agendamento.vitoria.es.gov.br (Categoria: documentos > Serviço: Carteira de Trabalho), preencher os dados solicitados e imprimir ou anotar o horário agendado gerado pelo sistema.

Os agendamentos são vinculados ao CPF. A tolerância de atraso é de 15 minutos. Quem não comparecer dentro do prazo terá o agendamento cancelado automaticamente e só poderá remarcar após um prazo de 15 dias.

Documentos obrigatórios para emissão da Carteira de Trabalho

1ª via – documentos originais ou cópia autenticada: Carteira de Identidade e Certidão de Nascimento ou de Casamento (de acordo com o estado civil atual); comprovante de residência; CPF.

2ª via: todos os documentos exigidos para a 1ª via e também Carteira de Trabalho anterior. Em caso de perda ou roubo da carteira, trazer Boletim de Ocorrência, que pode ser feito em qualquer Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) ou Delegacia Online e extrato do PIS emitido pela Caixa Econômica Federal, com o número da Carteira de Trabalho anterior.

Observações

Os documentos apresentados devem estar em bom estado de conservação, legíveis e dentro do prazo de validade. Os documentos de identificação deverão constar obrigatoriamente: nome, filiação, data de nascimento, município e estado de nascimento, local e data de emissão.

Não será aceita CNH como documento de identificação, por não possuir informação sobre a naturalidade da pessoa. A foto é tirada durante o atendimento.