Cavaleiros demonstram fé em Nossa Senhora em romaria que abre a Festa da Penha 2016

mar 27, 2016

romaria_cavaleiros_2016A Romaria dos Cavaleiros abriu oficialmente a Festa da Penha 2016 na manhã deste domingo (27). Cerca de dois mil cavaleiros participaram da romaria que partiu do bairro de Cobilândia em Vila Velha e seguiu até o campinho aos pés do Convento na prainha, também em Vila Velha.  A Romaria dos Cavaleiros acontece há 29 anos e passou a fazer parte do calendário oficial da festa em 2008.

A romaria, que parte de Cobilância, reúne cavaleiros que vêm de diversos municípios do estado como Itaguaçu, Dores do Rio Preto, Itarana, São Roque, Colatina, Governador Lindenberg. Muitas partiram de seus municípios no meio da semana para chegar a Vila Velha e saudar Nossa Senhora. Outros trouxeram os animais de caminhão até Cobilândia e de lá vieram montados até a Prainha.

Durante o percurso, os romeiros foram acompanhados pelo Padre Francisco Cassaro, o “padre do berrante”. Os Freis Pedro Engel e Pedro Rodrigues saudaram os cavaleiros e animais na chegada à prainha.

Homens da Guarda Municipal e da Polícia Militar controlaram o trânsito e garantiram a segurança durante todo o trajeto e na celebração na Prainha.

“Maria, mãe e porta da misericórdia” é o tema da Festa da Penha 2016

A Festa da Penha que acontece até o dia 04 de abril é a maior manifestação de devoção e fé dos capixabas a Nossa Senhora das Alegrias, a Virgem da Penha, padroeira do Espírito Santo.

cartazEste ano, o tema da festa é “Maria, mãe e porta da misericórdia” para que os fiéis posam  viver com mais intensidade o Ano da Misericórdia proposto pelo Papa Francisco, convidando-nos a sermos misericordiosos como o Pai e a tornar o coração porta da misericórdia.

Além do oitavário, das missas e romarias já tradicionais na Festa da Penha, este ano haverá na sexta-feira, 1º de abril, a apresentação do espetáculo sacro ‘O Canto das Írias’, planejado pela Comunidade Shalom. A peça apresenta uma concepção atual da transformação do ser humano em relação ao seu distanciamento com Deus. O homem começa a conhecer novos mundos, novas vidas, novos meios de viver. Nessas descobertas, ele esquece que existe alguém que criou o maior de todos os bens: a vida.

O show do encerramento da festa fica por conta do padre Juarez Castro. Em 2006, seu primeiro CD, “Deus está aqui”, foi indicado ao Grammy Latino na categoria música cristã. Seu atual álbum de trabalho é o “Jesus a te guiar”.

Confira abaixo o cartaz e a programação completa:Programacao_20160223071949