A Prefeitura de Vitória criou uma Central de Serviços, para agilizar o atendimento às demandas da população em relação à manutenção da Cidade. Entre os serviços que serão executados de forma mais rápida, estão: manutenções viárias, desentupimento de redes de drenagem pluvial, manutenção de praças, tapa-buracos e outros, proporcionando a interlocução entre as secretarias responsáveis pelos trabalhos. Com isso, haverá melhor atendimento na prestação dos serviços de manutenção que hoje são realizados por várias secretarias.
A Central de Serviços ficará a cargo do servidor Leonardo Amorim Gonçalves, atualmente secretário de Obras, e os trabalhos serão iniciados a partir da publicação dos decretos regulamentadores, conforme estabelece a legislação. A previsão é de que esses decretos sejam publicados a partir desta quinta (30).
O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, disse que a Central de Serviços será uma unidade gestora vinculada à estrutura organizacional da Administração Pública Direta do Município de Vitória, com autonomia administrativa, financeira e orçamentária.
Além disso, segundo ele, a Central vai estabelecer uma gestão compartilhada, por meio da descentralização no atendimento à população. “A criação da Central de Serviços é uma possibilidade de a Prefeitura criar uma espécie de ‘faz-tudo’. Mais ou menos aquela pessoa que vai à casa da gente, no final de semana, contratada, conserta um vazamento, conserta uma luz que não acende mais, um interruptor com problema, dá um acerto na pintura da casa e, no final do dia, ela recebe pelo seu serviço”, explicou.
Ele continuou: “A Central de Serviços está sendo criada para que possamos melhorar o atendimento à população com mais rapidez e eficiência, evitando a burocracia de um serviço num setor, a obra no outro, como a poda num setor, a capina no outro, a pintura em mais um setor diferente. O novo modelo vai fazer com que a população seja atendida rapidamente, como ela merece. A Central de Serviços vai melhorar muito a nossa capacidade de atender à população de Vitória”, disse.
“Vamos coordenar os serviços de atendimento aos munícipes nas regiões administrativas, articular com as secretarias municipais visando à eficácia na prestação de serviços aos munícipes, realizar a manutenção de vias públicas, supervisionar os serviços de manutenção de drenagem, bem como a construção de pequenas redes, realizar serviços de conservação e reparos de equipamentos urbanos, além de desempenhar outras atribuições afins”, disse o secretário Leonardo Amorim.
O projeto de criação foi aprovado pela Câmara Municipal de Vitória.