Home Notícias do Dia Cesan quer construir represa para armazenar 20 bilhões de litros de água do Rio Jucu
Cesan quer construir represa para armazenar 20 bilhões de litros de água do Rio Jucu

Cesan quer construir represa para armazenar 20 bilhões de litros de água do Rio Jucu

0

A Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) vai contratar uma empresa para estudar a implantação de uma barragem para armazenar água do Rio Jucu. O estudo que deve custar R$ 480 mil e ficar pronto em oito meses vai verificar a viabilidade da construção.  A represa deve ter capacidade para armazenar mais de 20 bilhões de litros de água.  O suficiente para abastecer Vitória, Vila Velha e Cariacica por três meses e beneficiar mais de um milhão de habitantes. A expectativa é que a construção seja finalizada em 2019.

????????????????????????????????????
Pablo Andreão,  Presidente da Cesan

O presidente da Cesan, Pablo Andreão, disse que  a represa do Sistema Jucu deverá ter múltiplos usos, mas a prioridade é o abastecimento para a população. Hoje, quando chove, o aumento do volume de água no rio não fica armazenado, indo direto para o mar.

“O conceito básico do projeto é a reserva de água para o consumo humano, junto com isso poderemos ter outros benefícios como geração de energia, redução do impacto das cheias, uso múltiplo: para recreação e piscicultura, por exemplo. O estudo levará tudo isso em consideração. Outra preocupação é com o local. Precisamos avaliar um que seja adequado para o volume de água que se pretende armazenar”, destacou.

Entre os serviços previstos na licitação para elaborar o projeto básico estão visitas técnicas em campo, sondagens, topografia, ensaios, determinação final da queda bruta e potência instalada. Dentro do pacote de serviços serão elaborados os projetos básicos civil e eletromecânico.

A Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) publica o edital de licitação para elaborar projeto básico para construção de represa no Rio Jucu nesta terça (22).

WhatsApp chat