Chuva causa destruição e mortes no Espírito Santo

jan 18, 2020

A forte chuva que cai desde sexta (17) em regiões do Espírito Santo provocou a morte de cinco pessoas, até a manhã deste sábado (18), de acordo com informações da Defesa Civil. A tempestade praticamente destruiu o centro do município de Iconha e causou a morte de duas pessoas. Um desabamento em Alfredo Chaves matou três pessoas da mesma família e deixou um ferido.

O governador do Estado, Renato Casagrande, visitou os municípios e garantiu apoio na recuperação.

“No primeiro momento vamos dar suporte a quem precisa de abrigo. Vamos ofertar água potável, alimento, materiais de higiene pessoal, colchões e medicamentos. Muitas casas estão sem água, então vamos disponibilizar caminhões-pipa e a Cesan vai ajudar na limpeza das ruas. Estamos em contato com a ECO 101 para que possam ajudar na retirada dos carros, pois muitos foram arrastados”.Posteriormente, vamos ajudar a cidade a reconstruir as ruas que foram destruídas e as pessoas afetadas terão uma linha de financiamento pelo Banestes para que possam reconstruir suas casas e seus negócios. Neste momento estamos com máquinas ajudando na limpeza e dando suporte a quem teve que abandonar suas residências.”, garantiu o governador

Um posto médico foi instalado em Iconha, já que o hospital do município foi atingido pelas chuvas.

ICONHA

Caminhão Frigorífero em Bom Destino foi arrastado pelas águas. A passarela da Jolivan desabou completamente e o Hospital Danilo Monteiro de Castro inundado até o segundo pavimento, sem informação de vítimas. Centro de Iconha alagado com cerca de um metro de água. Carros e árvores arrastados pela correnteza.

ALFREDO CHAVES

Soterramento de uma residência no distrito Cachoeirinhas, sentido Matilde, 2 óbitos, 1 vítima resgatada com fratura. Barreiras caíram na localidade de São Marcos. No distrito de recreio, movimento de massa, uma residência foi atingida. Pontos de alagamento em todo município, exceto no centro.

BR-101

Movimento de massa na BR 101- Km 434, via segue parcialmente interditada.

BR-262

Movimento de massa próximo ao Km 78, via segue parcialmente interditada. Alguns pontos de movimento de massa na ES 164 que que liga Cachoeiro de Itapemirim a BR-262.

VARGEM ALTA

Vários pontos de alagamento, o maquinário da prefeitura foi danificado pelas chuvas. Sem comunicação, sem água potável, sem energia.

ALERTAS

Risco de Movimento de Massa – Alfredo Chaves – Alto

Risco de Movimento de Massa – Vargem Alta – Alto

Risco Hidrológico – Vargem Alta –  Alto

Risco Hidrológico – Alfredo Chaves – Alto

Risco de Movimento de Massa – Muqui – Moderado

Risco Hidrológico – Piúma – Moderado

Risco Hidrológico – Anchieta – Moderado

Risco de Movimento de Massa – Marechal Floriano – Moderado

Risco Hidrológico – Rio Novo do Sul – Moderado

Risco de Movimento de Massa – Anchieta – Moderado

Risco de Movimento de Massa – Rio Novo do Sul – Moderado

Risco de Movimento de Massa – Mimoso do Sul – Moderado

Risco de Movimento de Massa – Cachoeiro de Itapemirim – Moderado

Risco de Movimento de Massa – Domingos Martins – Moderado

Risco de Movimento de Massa – Castelo –  Moderado

Risco de Movimento de Massa – Conceição do Castelo –  Moderado

Risco de Movimento de Massa – Afonso Cláudio – Moderado