Chuva e calor aumentam proliferação de mosquito e risco de doenças

fev 10, 2019

A soma de água parada e altas temperaturas tem como resultado um potencial aumento no número de mosquitos. Esta associação  é a combinação perfeita para o surgimento de criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, do zika e da chikungunya.

O alerta acontece por causa do grande volume de chuva nos primeiros meses do ano. Se janeiro foi quente e seco, fevereiro está se mostrando chuvoso, mas mantendo as altas temperaturas.

Além disso, é preciso atenção, pois os ovos colocados pelos mosquitos nas últimas semanas, em contato com a água das chuvas, irão eclodir, o que aumenta os riscos de proliferação do Aedes aegypti.

Para o mês de fevereiro, segundo o Incaper, a média das temperaturas máximas na Grande Vitória será maior que 32 graus.  Fevereiro será um dos meses mais quentes do trimestre do verão.

Então siga as dicas e evite dar abrigo ao mosquito.

Como se prevenir

– Limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado;

– Tirar água dos pratos de plantas;

– Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;

– Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;

– Manter os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas e sacolas plásticas;

– Escovar bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, pratos de plantas, tonéis e caixas d’água) e mantê-los sempre limpos.