Cine Metrópolis exibe o filme Batguano dentro do Projeto Cinemas em Rede

jul 13, 2016

 

A quarta sessão do projeto Cinemas em Rede de 2016 será realizada no dia 14 de julho em diversas universidades públicas do país. O longa-metragem escolhido dessa vez é Batguano, de Tavinho Teixeira. A comédia dramática conta uma história inusitada: a inseparável dupla Batman e Robin, dois repentistas punk-rock, constatam que o planeta Terra ficou pequeno demais para sua perfeição, genialidade e potência, então, decidem encontrar seu lugar nas galáxias distantes.

A exibição é fruto do projeto Cinemas em Rede, uma cooperação entre Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e o Ministério da Cultura (MinC) que visa conectar os cinemas universitários e exibidores à infraestrutura de redes operada pela RNP, facilitando, assim, o acesso e o intercâmbio de conteúdos para essas salas.

A sessão de 14 de julho integra nove instituições no projeto: Cine Vila Rica (Ufop); Cine Aruanda (UFPB); Cine UFG; Cine Arte UFF; Cine UFPel; Cine Metrópolis (Ufes); Cinema da Fundação (Fundaj/PE); Cinemateca Brasileira (SP).

Após a exibição do filme, de 20h30min às 21h30min, haverá um bate-papo no Cine Aruanda (UFPB). O debate será transmitido para as outras salas via conferência web, pela ferramenta MConf, com o diretor do filme, o coordenador do projeto Cinemas em Rede na UFPB, Carlos Dowling e o gerente de relacionamento da RNP, Álvaro Malaguti.

Para o diretor do filme, Tavinho Teixeira, o cinema nacional tem trilhado o caminho da democratização nos últimos anos e o projeto da RNP vem para fortalecer esse processo. “O debate é importante para a troca de informações e experiências. Eu sempre recebo mais do que entrego nesses eventos. Espero que as pessoas absorvam toda a emoção e intelectualidade do filme e, quem sabe, incentivar novos cineastas”, afirma.

 

RNP – Qualificada como uma Organização Social (OS), a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC) e mantida por esse em conjunto com os ministérios da Educação (MEC), Cultura (MinC), Saúde (MS) e Defesa (MD), que participam do Programa Interministerial da RNP (PI-RNP). Pioneira no acesso à internet no Brasil, a RNP planeja opera e mantém a rede Ipê, a rede óptica nacional acadêmica de alto desempenho. Com Pontos de Presença em 27 unidades da federação, a rede conecta 1.237 campi e unidades nas capitais e no interior. São mais de 4 milhões de usuários, usufruindo de uma infraestrutura de redes avançadas para comunicação, computação e experimentação, que contribui para a integração entre o sistema de Ciência e Tecnologia, Educação Superior, Saúde, Cultura e Defesa. http://www.rnp.br/