(27) 988820559 gvnewstv@gmail.com

Colesterol: cardiologista fala sobre importância do controle para uma vida saudável

ago 5, 2016

dreduardo

Dr. Eduardo Castro – cardiologista

Oito de agosto é o Dia Nacional de Combate ao Colesterol. No Brasil calcula-se que mais de 18 milhões de pessoas tenham o colesterol acima do recomendável e que doenças do coração matem mais de 300 mil pessoas por ano. Na entrevista o Dr. Eduardo Castro explica didaticamente o que é o colesterol e como ele causa problemas ao sistema circulatório. Fala também dos demais fatores de risco como fumo, sedentarismo e alimentação ruim.

Para marcar o Dia Nacional de Combate ao Colesterol o Hospital Metropolitano realiza um ciclo de palestras de orientação à população.

Especialistas orientam população gratuitamente no Hospital Metropolitano nesta segunda-feira.

No dia 8 de agosto é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Colesterol.

Esse tipo de gordura é necessário em nosso corpo por exercer algumas funções importantes, como a produção de hormônios e de vitamina D. Mas, quando presente em excesso, se torna um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Estas, por sua vez, são responsáveis pela morte de aproximadamente 300 mil pessoas por ano no País, de acordo com o Ministério da Saúde.

“A melhor maneira de prevenir o colesterol alto é por meio da adoção de hábitos saudáveis, como a prática de atividade física e uma alimentação rica em grãos integrais, legumes, vegetais, frutas frescas e carnes brancas”, explica a nutricionista Luciana Cunha, do Hospital Metropolitano.

colesterol01Prevenção

Somando esforços à campanha nacional, o Hospital Metropolitano, localizado na Serra, promove na próxima segunda-feira (8) uma palestra aberta ao público sobre o tema, com foco na nutrição adequada do corpo para evitar as doenças do coração.

Os participantes poderão experimentar um lanche saudável, composto por alimentos essenciais para o organismo, servindo de exemplo para o dia a dia.

A cardiologista do Hospital Metropolitano Elisângela Gonçalves Vescovi vai falar sobre como prevenir doenças do coração. Já Luciana  Cunha abordará a nutrição do órgão. Os objetivos do evento são alertar a população sobre os riscos de ter o colesterol elevado e orientá-la quanto às formas de prevenção, para que, no futuro, existam menos pessoas com o problema. Atualmente, mais de 18 milhões de adultos têm o colesterol LDL acima do recomendável e podem sofrer Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC) ou infartos em decorrência disso.