Corpo de Bombeiros alerta para cuidados com enfeites de Natal

nov 29, 2015

natal-fogo

O principal risco é nas instalações elétricas, que podem dar choque, causar curto-circuito e incêndios. O Corpo de Bombeiros faz um alerta sobre os riscos de instalações indevidas. “Materiais velhos e com emendas podem ocasionar sobrecarga nos pisca-piscas. Além disso, deixar as instalações expostas ao sol e, principalmente, à chuva, é altamente perigoso”, alerta o capitão Heitor Henrique Lube da Silva, subcomandante da 1ª Companhia de São Mateus.

Vale ressaltar que no momento da instalação das luzes e ou pisca-pisca, os adaptadores devem estar desconectados da fonte de energia, pois além de estragar os aparelhos que estão conectados, podem causar aquecimento e derretimento do material, o que pode provocar curto-circuito.

O capitão alerta que decorações próximas a ornamentos delicados, como cortinas, são riscos para incêndios. “Nas fachadas das casas, não instale kits decorativos próximos a postes ou fios da rede elétrica, pois o risco de acidente é ainda maior”, destaca Heitor.

Cuidados simples diminuem a chance de acidentes

Antes de começar a montar a decoração natalina é fundamental que a instalação seja previamente planejada, levando-se em conta o melhor local para se colocar as luzes. Verificar a distância das cortinas, sofás e outros materiais que tenham facilidade para alastrar o fogo. Eles devem ficar longe destes enfeites.

O cuidado deve começar na hora da compra do material, que deve possuir o selo do Inmetro. A atividade requer cuidados simples para que não haja surpresas desagradáveis durante os festejos de Natal. Depois de instalado, é aconselhável desligar o pisca-pisca na hora de sair de casa ou durante a madrugada, para evitar curto-circuito e o consumo exagerado de energia elétrica.