Defesa Civil forma voluntários nas comunidades para atuação em desastres

out 27, 2015

defesa civil cariacicaA Defesa Civil de Cariacica está formando Núcleos Comunitários de Defesa Civil para monitorar áreas de risco no município. Os treinamentos vão acontecer em sete áreas regionais identificadas como problematicas. Os Núcleos Comunitários de Defesa Civil envolvem as comunidades das áreas de risco em debates sobre a questão da segurança da localidade. Assim, caso ocorram acidentes e desastres, a população poderá auxiliar no atendimento. Quanto mais preparada a comunidade, menores serão os danos. Além da capacitação, também será montado uma Base de Apoio em cada região. No local ficarão disponíveis materiais que poderão ser utilizados em caso de ocorrências.
Segundo o Coordenador Operacional da Defesa Civil de Cariacica, Alexandre Ribeiro, o Núcleo é composto por moradores que desejam atuar voluntariamente em ações de prevenções, no monitoramento da área e no apoio à equipe da Defesa Civil de Cariacica. “Mesmo com as ações de prevenção a alagamentos, como desassoreamento de rios e dragagem de galerias, as áreas têm o risco de ficarem alagadas. Precisamos estar preparados caso seja necessário dar suporte às famílias atingidas. A atuação dos voluntários nesses momentos visa facilitar o atendimento e minimizar os possíveis impactos”, explica.
As sete áreas que exigem atenção durante o período de chuva por causa de risco de alagamento são:
Região 1 – Bairros: Aparecida, Flexal I, Nova Canaã, Porto Novo e Porto de Santana.
Região 2 – Bairros: Bubu, Campo Verde, Gangaíba, Santo Antônio e Vila Prudêncio.
Região 5 – Bairros: Itaquari e Sotema
Região 7 – Bairros: Caçaroca, Jardim Botânico, Jardim de Alah e Rio Marinho.
Região 10 – Bairros: Mucuri, Nova Campo Grande, Novo Brasil, Novo Horizonte, Operário, Piranema, São Gonçalo, Vale dos Reis, Vila Independência e Vista Dourada.