O Ministério da Saúde espera alcançar a meta de vacinar 90% da população-alvo. Desde o início da mobilização, em 17 de abril, apenas 35% da população prioritária tinham se vacinado.
Neste sábado (13), os postos de todo o país ficaram com equipes reforçadas de agentes da vigilância sanitária, enfermeiros e outros profissionais de saúde. O horário de abertura dos postos foi estendido e algumas secretarias estaduais diversificaram o modo de atendimento.
A expectativa do Ministério da Saúde é que pessoas que têm dificuldades com a falta de tempo durante a semana possam aproveitar para se vacinar hoje. “O Dia D é importante, porque se consegue vacinar 20% a 30% da população-alvo. Começamos a campanha dia 17 de abril e a previsão é que se encerre em 26 de maio. E até agora só vacinamos 35% da população-alvo”, disse a coordenadora do Programa Nacional de Imunização, Carla Domingues, na cidade de Itapoã, no Entorno de Brasília.
“Os brasileiros devem buscar a vacinação, senão as mortes pelo H1N1 virão de novo. Então é importante que a população se proteja. No ano passado tivemos recorde de H1N1, este ano tivemos recorde de febre amarela. E nós temos o melhor programa de imunização do mundo, não há razão que a população não utilize da proteção que o Estado dá gratuitamente”, afirmou o ministro da Saúde, Ricardo Barros.
O Ministério da Saúde alerta que a imunização antecipada é importante para garantir a proteção antes do período de maior circulação do vírus. E recomenda ainda à população que adote cuidados simples, como lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas.
Espírito Santo
Na manhã deste sábado (13), o secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, participou da abertura do “Dia D” de Vacinação contra a gripe na Unidade de Saúde de Vila Nova, em Vila Velha. “O nosso objetivo é mobilizar a população que faz parte do grupo prioritário para ir até a unidade de saúde e se vacinar. Quem não puder ir neste sábado procure a Unidade até o dia 26 de maio, quando termina a Campanha. Estamos com baixa adesão. É muito importante se imunizar pois o cidadão ajuda a si mesmo e também a coletividade”, disse Oliveira.
Após a abertura em Vila Velha, o secretário, acompanhado do subsecretário de Estado da Saúde, Fabiano Marily, visitou unidades de saúde em Cariacica e Vitória.
A campanha nacional começou no dia 17 de abril e a meta da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) é vacinar, pelo menos, 90% do público-alvo no período da campanha, que termina no dia 26 de maio.
A coordenadora do Programa Estadual de Imunizações, Danielle Grillo, destacou que a vacina não pode ser vista como uma medida curativa, mas sim preventiva, que visa evitar a forma mais grave da gripe e também complicações que podem surgir por causa da doença. Ela ressaltou, no entanto, que o número de pessoas vacinadas no Estado até o momento ainda é baixo, visto que o período da campanha já passou da metade.
“O objetivo do “Dia D” é dar oportunidade para as pessoas que não conseguem se deslocar até uma unidade de saúde durante a semana. É importante que as pessoas se vacinem entre abril e maio para quando chegar o inverno, que é a época com mais casos da doença, elas já estejam protegidas. É importante destacar que a gripe pode ter complicações e levar a óbito, e a vacina é um meio de prevenção e não de cura. Nossa preocupação é que já estamos para mais da metade da campanha e pouco mais de 50% do público-alvo já deveria ter sido vacinado”, disse.
Público-alvo
Neste ano, o público-alvo para a vacinação são crianças de 06 meses até menores 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias); trabalhadores de saúde; pessoas com doenças crônicas, como diabetes tipos I e II em uso de medicamento e hipertensão sistêmica com presença de outras doenças; indígenas; pessoas com 60 anos de idade ou mais; professores; população privada de liberdade; adolescentes e jovens sob medida socioeducativa; funcionários do sistema prisional; gestantes; e puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto).
Os professores passaram a integrar o grupo prioritário de vacinação contra influenza este ano. Estão sendo vacinados aqueles que atuam em sala de aula nas escolas públicas e particulares dos ensinos infantil (incluindo os berçaristas), fundamental, médio e superior. Não estão incluídos no grupo os aposentados ou licenciados, nem outros profissionais da comunidade escolar.
Doses
Do total de 1.065.500 doses da vacina contra influenza que serão enviadas pelo Ministério da Saúde, o Espírito Santo já recebeu 1.008.000, o que representa 95% do quantitativo total. O restante das doses (57.500) deve chegar ao Estado no dia 19 de maio.