As matrículas novas na educação infantil da rede municipal de ensino para o ano letivo de 2017 acontecerão entre esta terça-feira (29) e o dia 16 de dezembro. Elas serão feitas por meio do cadastramento eletrônico unificado, implantado em 2013. Ao todo, serão disponibilizadas 4.764 vagas para crianças com idade entre 6 meses e 5 anos, em 49 Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis).
As famílias das crianças cadastradas no sistema serão convocadas pelo próprio Cmei para efetivação da matrícula. A convocação será de acordo com a posição na lista de cadastro para solicitação de vagas existentes no sistema atualmente. Cabe à direção dos Cmei´s e às respectivas secretarias escolares realizar o cadastramento eletrônico unificado. Além disso, as convocações permanecerão durante o ano letivo, mediante a disponibilidade de vagas.
“Ao longo dos últimos quatro anos, entregamos o cadastramento eletrônico unificado da educação infantil, que põe fim ao sorteio de vagas e identifica a real demanda por vagas em cada região. Universalizamos o atendimento na nova faixa etária obrigatória, a partir dos quatro anos”, disse a secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio.
Cadastramento
O cadastramento eletrônico gera dados que identificam a real demanda por matrículas por idade e região, além de garantir conforto e comodidade para os pais. Desde que ele foi implantado, basta comparecer a um único Cmei para fazer o registro da demanda e indicar as unidades de ensino de preferência mais próximas do endereço fornecido pela família.
A Seme orienta as famílias já cadastradas que mantenham atualizados os dados cadastrais, principalmente os contatos telefônicos e o endereço. Caso ainda não tenham efetuado o cadastro de solicitação de vaga, deverão dirigir-se à unidade mais próxima da residência, a qualquer tempo, munidas dos documentos da criança.
Documentos necessários
Para efetivação da matrícula, a família deve se dirigir ao Cmei munida dos seguintes documentos:
Comprovante atual de residência original em nome do pai ou da mãe ou do responsável legal;
CPF do pai ou da mãe ou responsável legal;
Certidão de Nascimento da criança;
Carteira de vacinação atualizada da criança.