Home Notícias do Dia Escritório Social: ex-detentos ganham apoio para ressocialização
Escritório Social: ex-detentos ganham apoio para ressocialização

Escritório Social: ex-detentos ganham apoio para ressocialização

0

O Espírito Santo é o primeiro estado do país a ganhar um Escritório Social para atender a ex-presidiários. A iniciativa faz parte do projeto Cidadania nos Presídios, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O Escritório Social fica no Edifício das Repartições Públicas, no Centro de Vitória e vai reunir, em um mesmo local, atendimentos e serviços para dar suporte aos egressos do sistema prisional e para suas famílias em diversas áreas como saúde, qualificação, encaminhamento profissional e atendimento psicossocial.

Com o acompanhamento do egresso, a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) poderá aprimorar o trabalho de ressocialização, a partir das principais necessidades que forem verificadas nos atendimentos e, ainda, buscar parcerias com instituições que possam contribuir para a reintegração dessas pessoas à sociedade.

Coordenadora do programa Cidadania nos Presídios no Estado, a juíza Gisele Souza de Oliveira destacou o fato da implantação do primeiro Escritório Social no Espírito Santo representar um momento histórico para o Poder Judiciário capixaba, uma vez que vem sendo feito um trabalho intenso em busca de um caminho que ofereça melhores condições de recomeço aos presos que deixam o sistema prisional capixaba.

Cidadania nos Presídios

Com o Escritório Social, o Cidadania nos Presídios avança em mais uma etapa de sua implantação no Espírito Santo. O eixo processual do projeto está funcionando desde fevereiro de 2016, tornando mais ágil a análise de processos de detentos, contribuindo para a diminuição da superlotação do sistema prisional.

 

WhatsApp chat