O secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira solicitou ao Ministério da Saúde mais um milhão de doses de vacina contra a febre amarela. Ele também pediu que os 18 municípios capixabas que não estão realizando vacinação cautelar entrem na lista de cidades contempladas com recursos do Ministério destinados à intensificação da vacinação.
“Estas vacinas são para atender à demanda da população que quer se imunizar contra a febre amarela, desde que obedecidos os critérios de vacinação do Ministério da Saúde. Com essas, vamos totalizar 3.650.000 doses de vacina enviadas ao Espírito Santo pelo Ministério da Saúde”, disse Ricardo de Oliveira.
Mutirão
Para ampliar a cobertura vacinal, os municípios de Cariacica, Serra, Vitória e Vila Velha farão mutirão de vacinação aos sábados, a partir do dia 04 de março. A decisão foi tomada em reunião da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) com as secretarias de saúde desses municípios. Também está previsto para o dia 11 de março, sábado, o Dia D de Vacinação contra a Febre Amarela, incluindo os 18 municípios que não estão realizando vacinação cautelar.
O objetivo é disponibilizar vacinas para quem quer se proteger contra a febre amarela e dar celeridade à ampliação da cobertura vacinal. Os mutirões contarão com a parceria de militares do Corpo de Bombeiros, mas são os próprios municípios que vão organizar os locais de vacinação.
Cobertura Vacinal
Até o dia 22 de fevereiro, foram imunizadas 982.613 pessoas dos 60 municípios que estão realizando a vacinação cautelar, o que representa 72,32% da população.
Dados
Este ano, até o dia 22 de fevereiro, a Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa) recebeu 189 notificações de suspeita de febre amarela. Dessas, 19 foram descartadas. Do total de 170 casos, 46 foram confirmados para febre amarela silvestre, sendo que 14 casos evoluíram para óbito – Ibatiba (03), Colatina (02), Itarana (02), Irupi (02), Laranja da Terra (01), Pancas (01), Muniz Freire (01), Afonso Cláudio (01) e São Roque do Canaã (01) – e 32 pacientes receberam alta hospitalar.
Os 46 casos confirmados são de moradores de Ibatiba (14), Colatina (05), Itarana (03), Baixo Guandu (03), Brejetuba (02), Itaguaçu (02), Conceição do Castelo (02), Pancas (02), Laranja da Terra (03), São Roque do Canaã (02), Afonso Cláudio (03), Irupi (02), Muniz Freire (01), Ibitirama (01) e Castelo (01). Com isso, há 124 casos em investigação com quadro indicativo também de leptospirose, febre maculosa, dengue e outras doenças com sintomas semelhantes.