Estudo vai apontar tecnologia para recuperação de canais

abr 4, 2017

Um projeto inovador de despoluição de canais poderá ser aplicado nos canais de Vila Velha. A técnica denominada “Biozimoil” – depuração e recuperação ambiental — surgiu na Itália, e já foi usada em projetos em Israel, África, Cuba e na própria Itália.

A técnica consiste em promover uma atividade biológica a partir de micro-organismos encontrados no próprio meio para eliminar os poluentes originados da descarga de esgoto nos canais que cortam a cidade e foi apresentada  pelo diretor da empresa Biotecnologia Agrícola e Ambiental (BEA) Sérgio Noris.

“Bactérias são lançadas no canal e após 60 dias começamos a perceber a mudança no aspecto da água e, consequentemente, sua recuperação”, disse Noris.

O prefeito Max Filho destacou a importância da tecnologia. “Temos um canal propício para que seja feita uma experiência com a empresa, que é o de Guaranhuns. A comporta existente no canal favoreceria a paralisação do fluxo da água, que é uma exigência para o bom resultado desse trabalho”.

A equipe técnica da BEA vai elaborar um projeto para determinar os custos da aplicação dessa tecnologia no município. “É um sonho antigo de Vila Velha a recuperação de seus canais, um desafio que temos que enfrentar todos juntos, com a colaboração indispensável da Cesan”, disse o prefeito Max Filho.