Evento pelo dia da Consciência Negra

nov 18, 2015

DiadaConscinciaNegra2012BrasilO Departamento de Igualdade Racial da PMS vai promover nesta quinta (19) um evento no Terminal de Laranjeiras para chamar a atenção sobre o racismo. É um dos eventos da prefeitura por conta do Dia da Consciência Negra – 20 de novembro. O evento vai mesclar dança urbana e a cultura afro. Ele será realizado pela facilitadora Yuriê Perazzini, coreógrafa com especialização em Street Dance, a partir das 18h 30min.

O Dia da Consciência Negra foi instituído oficialmente pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na região Nordeste do Brasil. Zumbi foi morto em 1695 por bandeirantes.

A data de sua morte, descoberta por historiadores no início da década de 1970, motivou membros do Movimento Negro Unificado contra a Discriminação Racial, em um congresso realizado em 1978, a elegerem a figura de Zumbi como um símbolo da luta e resistência dos negros escravizados no Brasil, bem como da luta por direitos que seus descendentes reivindicam.