Home Serra Exposição de fotos da Serra na Igreja dos Reis Magos
Exposição de fotos da Serra na Igreja dos Reis Magos

Exposição de fotos da Serra na Igreja dos Reis Magos

0

Quem passar pela Igreja e Residência dos Reis Magos poderá conferir de perto uma exposição de fotos de Nova Almeida, região que abriga o segundo ponto turístico religioso mais visitado do Espírito Santo.

Exposição permanente

A transformação do balneário de Nova Almeida é mostrada por meio de 70 fotos. A exposição conta com obras atuais e antigas, selecionadas do acervo do Iphan do fotógrafo Tchesco Marcondes e de colaboradores da Setur.

Cenários da Serra

Além da exposição permanente sobre Nova Almeida, o local também recebe a mostra “Cenários da Serra”, de autoria do fotógrafo Luciano Daniel, que retratou em 26 fotografias panorâmicas e imagens 360º vários pontos turísticos da cidade, revelando belezas naturais e patrimônios históricos.

Segundo o fotógrafo, o município da Serra possui natureza exuberante e privilegiada pela mistura de mar, lagoas, serras e vales, além de um diversificado patrimônio histórico e cultural. “Os registros dessa exposição conseguem captar um pouco da história e evolução da cidade, conectando o observador nos detalhes e encantos deste município”, comenta Luciano.

Patrocinada pela Lei de Incentivo à Cultura Chico Prego, a exposição fica aberta ao público até abril do próximo ano, com entrada gratuita.

Igreja já está aberta para receber visitantes

Segundo ponto turístico mais visitado no Espírito Santo, a Igreja e Residência dos Reis Magos, localizada em Nova Almeida, na Serra, passou por reforma e foi reaberta na última segunda-feira, dia 2 de dezembro. Foram investidos, aproximadamente, R$ 720 mil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur), investiu cerca de R$ 150 mil na restauração dos sinos.

Foram realizadas, durante cerca de 10 meses, reformas no telhado, nas alvenarias, nas esquadrias, pisos, forros e substituição de equipamentos hidráulicos. O revestimento interno e externo ganhou um retoque de argamassa histórica, além de reforço na pintura a base de cal.

Também foram feitas a recomposição de piso do pátio e da igreja, a substituição de elementos elétricos e intervenções em elementos artísticos, como, por exemplo, a higienização mecânica do quadro Adoração dos Reis Magos, segundo o titular da Setur, Alessandre Motta.

O prefeito da Serra, Audifax Barcelos, destacou que a obra de conservação tem como objetivo garantir a manutenção e a proteção dos elementos arquitetônicos e artísticos do patrimônio cultural. “A Igreja e Residência dos Reis Magos é um dos mais importantes símbolos do Estado e da Serra. É o segundo ponto turístico mais visitado do Espírito Santo. Além de ajudar a contar parte da história da cidade, atrai visitantes e gera renda para o município. A conservação desse patrimônio é um marco e deve ser comemorada”.

A Igreja e Residência dos Reis Magos foi construída pelos jesuítas com a ajuda dos índios tupiniquins entre 1580 e 1615, e fica localizada no alto de uma colina, em Nova Almeida, de onde se pode ver a foz do rio Reis Magos. O local, que foi tombado pelo Iphan em 1943, tem grande representatividade no Espírito Santo e também no Brasil, pois abriga a primeira tela em óleo sobre madeira pintada no Brasil, o quadro Adoração dos Reis Magos. A igreja recebe, em média, 1.500 visitantes por mês.

Igreja e Residência dos Reis Magos

  • Funcionamento: diariamente, das 8 às 17h
  • Endereço: Tv. Reis Magos II – Nova Almeida Centro, Serra
  • Entrada: gratuita

WhatsApp chat