O sistema de captação de energia solar, chamado de Estacionamento Verde, é atualmente o maior do ES em capacidade energética.
A Fucape em Vitória vai ativar um sistema de geração de energia a partir de células fotovoltaicas instaladas no estacionamento da faculdade. O objetivo da instituição é funcionar com 100% de energia verde. Batizado de “estacionamento verde” o projeto foi iniciado em 2015.
A Usina Fotovoltaica denominada é um dos pilares do Projeto FUCAPE 120% Sustentável, que tem como objetivo mitigar 100% do impacto que a Instituição causa à natureza e ainda retribuir 20% a mais ao meio ambiente. Além do fotovoltaico, o Projeto envolve ainda a captação de água pluvial, a logística reversa de todos os equipamentos e materiais utilizados na Instituição, a promoção da Carona Solidária entre alunos e, por fim, a recuperação vegetal das nascentes que alimentam o Rio Santa Maria, o qual fornece água para a Grande Vitória.
O sistema fotovoltaico da FUCAPE tem uma potência instalada de 100 kWp, potência teórica máxima em condições de céu azul e incidência vertical de raios do sol, sendo atualmente a maior e primeira usina de mini geração fotovoltaica do Estado do Espírito Santo. O sistema é capaz de mitigar toda a necessidade energética da Instituição e, além de sustentável, gera economia ao longo prazo sobre a redução da conta de energia. “A economia gerada pela redução da conta de energia será destinada para o fundo de financiamento do Projeto, fundo este que será gerido de forma transparente pelo grupo de alunos integrantes da empresa júnior da Instituição, a FUCAPE Jr.”, explica o cofundador da FUCAPE, Prof. Dr. Valcemiro Nossa.
As ações do FUCAPE 120% Sustentável estão alinhadas com o estímulo à cultura da corresponsabilidade. “Temos que acabar com a demagogia de que só as indústrias poluem. Todos poluem, mas, podemos continuar a crescer sendo sustentáveis. É mais simples do que parece”, explica o cofundador da FUCAPE e mentor do Projeto, Prof. Dr. Aridelmo Teixeira.
A meta da FUCAPE é atingir o patamar de 100% sustentável até 2019, com a implantação de todas as ações propostas, em conjunto com os alunos e sociedade.