Faixas iluminadas garantem mais segurança para travessia dos pedestres

jun 11, 2018

A Prefeitura de Vitória instalou três novas faixas de pedestres: a faixa iluminada é pintada na cor verde. A sinalização luminosa já está funcionando em frente à Escola da Vida, em São Pedro; em Resistência, na altura da “Curva da Morte”; e em frente ao Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Geisla da Cruz Militão, em Redenção. O sistema é alimentado por painéis solares conectados entre si por sinal wireless. O tempo de funcionamento é programável, e há mensagem de voz personalizada para alertar quem utiliza as faixas.

Outras duas faixas iluminadas deverão estar instaladas até o final de junho na avenida Marechal Campos (na altura do supermercado Epa) e na avenida Rio Branco (na altura da academia Vitória Sports).

As faixas servem de alerta durante o dia e, principalmente, à noite aos pedestres e aos condutores para avisar que pessoas atravessam a via. A tinta utilizada é antiderrapante.

A cor verde serve para fazer a identificação aos motoristas, já que é uma novidade no município. Os equipamentos emitem um alerta sonoro para o pedestre, que pode acionar o sistema por meio de um botão, e um sinal iluminado para o condutor.

Ele funciona por meio de barras de LED de alta luminosidade que piscam intensamente na cor amarela durante a travessia do pedestre e é acionado por botoeira.

Segundo o secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, Tyago Hoffmann, o sistema é eficiente e ainda preserva o meio ambiente.

Ele explicou que as faixas minimizam a quantidade de acidentes e atropelamentos pois melhoram a percepção dos motoristas numa distância de 300 metros. “Há redução comprovada e significativa nos acidentes por atropelamento onde instaladas. O efeito sobre o comportamento do condutor passa a ser bem mais persistente”, destacou Tyago.

Segundo pesquisas de órgãos oficiais de trânsito, os atropelamentos de pedestres representam cerca de 30% dos acidentes com morte, boa parte em faixas de pedestres.